Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Indústrias discutem melhor remuneração para produto certificado

, 18 de outubro de 2013 às 14h27

Arroio do Meio – As empresas do setor lácteo começarão a remunerar os produtores certificados como livres da Brucelose e Tuberculose. O acordo foi firmado entre as indústrias, o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, e prefeitos da comarca de Arroio do Meio, em reunião realizada na terça-feira. Será adicionado R$ 0,015 por litro de leite saneado oficialmente, mediante a apresentação do certificado.

Este será fator importante na consolidação do Projeto Piloto Nacional da Comarca de Arroio do Meio e para a expansão do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose bovídea (Procetube/RS). Ambos têm como base o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), do governo federal.

O Vale do Taquari é a primeira região a aderir ao saneamento da tuberculose e brucelose bovina por área geográfica. Fazem parte do projeto piloto Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro. Outros municípios da região estão inscritos para saneamento através do Procetube, a partir de 2013.

Segundo Mainardi, a meta é que no período máximo de oito anos haja significativa expansão de saneamento em todo o Estado, buscando-se a meta de atingir todos os municípios.

“Temos que possuir um diferencial para dar tranquilidade e certeza de um produto diferenciado para o consumidor e que agregue valor à indústria”, disse Mainardi ao falar que será necessária a criação de um sistema garantido por um selo de sanidade, de qualidade ou de identificação de origem, cujos regulamentos exigem como atributo inicial a sanidade oficial. A intenção é que o Estado e Prefeituras trabalhem conjuntamente, complementa Mainardi. Para dar agilidade à implantação será assinado um Termo de Cooperação na interiorização que o governador Tarso Genro fará no Vale do Taquari, nos próximos dias 24 e 25. O secretário Mainardi pretende convidar a Câmara Setorial do Leite e o Comitê Gestor do Procetube para uma reunião a ser realizada no dia 22 deste mês, a fim de dar conhecimento e debater os ajustes hoje acertados.

Por daiane