Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 16 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Municípios

Cultura e arte na Feira do Livro e Mostra Pedagógica

, 12 de outubro de 2013 às 9h00

Marques de Souza – A 5ª Feira do Livro e Mostra Pedagógica, promovida pela Administração Municipal, em parceria com o Programa União Faz a Vida, e 8ª Noite Cultural, realizada pela Escola Municipal Carlos Gomes, evidenciaram a cultura
local. O evento, que ocorreu no último dia 4, no salão da Sociedade União Centenária, foi uma oportunidade, para
crianças, jovens e adultos, vivenciarem experiências e terem contato direto com o mundo da literatura, uma vez que cinco mil exemplares estiveram à disposição do público para comercialização.

Na abertura da feira foi apresentado o projeto “Histórias de Marques de Souza”, pelo qual está sendo elaborado um livro com o envolvimento de alunos, professores, pais e comunidade em geral. O objetivo é escrever a trajetória dos antepassados até os dias atuais, como forma de registrar os costumes, as tradições e os fatos que levaram ao progresso da cidade. O projeto se encerra no ano que vem, com o lançamento do trabalho na Feira do Livro.

Na Mostra Pedagógica, além da apresentação dos trabalhos realizados em sala de aula durante o ano, das escolas das redes municipal e estadual, foi apresentado pela Escola Estadual Frei Antônio de Bela Vista do Fão, o funcionamento da Cooperativa Escolar daquele estabelecimento, que tem o objetivo de mostrar aos alunos o êxito do trabalho em parceria e na cooperação, resultando na comercialização de produtos da horta e materiais escolares.

A Noite Cultural, edição deste ano, contou com diversas atrações, como apresentações dos alunos da Escola Carlos Gomes, com números de canto, dança e música; do grupo de danças do Cras e da Orquestra Municipal de Marques de Souza. A Banda Municipal Infanto-Juvenil foi outra atração, apresentando-se nos três turnos do evento.

Conforme o secretário de Educação, Jurandir Brenner, mesmo tendo que reduzir a programação para somente um dia, em função da contenção de despesas da prefeitura, a feira superou as expectativas. “Mesmo com as dificuldades, mantemos a realização da feira, pois a leitura é a base do conhecimento”, assinala o secretário, que destaca também os talentos
locais por meio das várias apresentações artísticas que fizeram parte da feira.

Por daiane