Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 26 de Agosto de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Política

Campanha estimula a participação de jovens nas eleições

, 11 de outubro de 2013 às 10h12

Arroio do Meio – Para estimular os jovens a participarem das eleições, a Justiça Eleitoral promove a Semana do Jovem Eleitor. De âmbito nacional, a campanha é destinada a conscientizar o jovem da importância do voto e antecipar a inscrição e obtenção do título de eleitor. Também pretende evitar as filas no período de fechamento de cadastro. A 104ª Zona Eleitoral em Arroio do Meio aderiu à campanha.

O objetivo, também, é lembrar que o jovem a partir dos 16 anos já poderá votar, desde que faça seu título eleitoral.
Para fazer o seu primeiro título, o jovem deve comparecer ao Cartório da 104ª Zona Eleitoral , portando documento oficial com foto, comprovante de domicílio recente, restrito a um dos últimos três meses anteriores ao atendimento e
para os homens entre 18 e 45 anos será exigido também um documento que comprove a regularidade com o serviço militar obrigatório.

Nos anos em que ocorrem eleições, o cadastro eleitoral é fechado 150 dias antes do pleito. A partir do início de maio não será mais possível fazer o título ou alterar os dados do cadastro. O Cartório Eleitoral da 104ª ZE, responsável pelos municípios de Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro, funciona na rua General Daltro Filho, número 299, localizado no Fórum de Arroio do Meio, das 12h às 19h.

Quem for obrigado e não fizer seu título de eleitor ficará impedido de tirar passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles, participar de concorrência pública, entre outros impedimentos.

Por daiane