Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Municípios

Amigos cavalgam 600 quilômetros

, 19 de outubro de 2013 às 10h16

Marques de Souza – Cumprida recentemente a primeira etapa das três previstas por um grupo de amigos que tem como meta percorrer cerca de seiscentos quilômetros do litoral gaúcho desde a fronteira com o Uruguai até a divisa com Santa Catarina, montados à cavalo.

Integrado por Edemilson Dörr, Adelsinho Welzbacher, Carlos Alberto Demari, Juliano Arnhold, Willian Dörr e Evandro Schnack, os cavalarianos percorreram os primeiros 220 quilômetros que passou, saindo de Barra do Chui e chegando ao porto de Rio Grande oito dias após. “Uma aventura marcada principalmente pelo conhecimento”, destaca Edemilson Dörr.

De acordo com ele, não esperavam conviver com tantas situações como as vivenciadas. “Navios abandonados, o farol de Albardão, lobos marinhos Cavalgada Aventura, dunas. Lagoas, pinguins, os molhes e milhares de hectares de áreas reflorestadas”, salienta.

Porém, o que mais impressionou os participantes foi a receptividade dos poucos moradores do trecho. “Já sabíamos que encontraríamos poucas pessoas e habitações pelo caminho, mas jamais imaginávamos a maneira como seríamos recebidos.

Não montamos nossas barracas em nenhuma oportunidade, pois quando avistávamos uma propriedade perdida em meio ás dunas éramos recebidos como se fôssemos conhecidos de muito tempo. Em todas as ocasiões recebemos lugar para repousar e realizarmos nossas refeições”, destaca Döor que também registrou tudo em um diário que após a conclusão da cavalgada será transformado em um livro.

Passada a etapa inicial, que Dörr considera a mais difícil, a continuação da aventura já tem data marcada: “Será em janeiro quando percorremos mais duzentos quilômetros partindo de Rio Grande. A idéia é realizar a terceira etapa ainda no próximo ano”.

Por daiane