Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 22 de Março de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Município participa da Expointer como pioneiro do programa de saneamento bovino

, 6 de setembro de 2013 às 6h15

Arroio do Meio – O prefeito Sidnei Eckert esteve na Expointer – Esteio no último dia 29, quando participou do evento Dia do Leite – Um Novo Olhar para a Cadeia do Leite, realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. Na ocasião, 15 municípios firmaram o Termo de Adesão ao Programa Estadual de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose bovina (Procetube/RS), com base no Programa Nacional e Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (Pncebt), do Ministério da Agricultura. O evento contou com a participação do Governador Tarso Genro, Secretário Luiz Fernando Mainardi, autoridades e cerca de 400 produtores de leite.

Eckert pronunciou-se em nome dos 12 municípios do Vale do Taquari que aderiram aos trabalhos de saneamento. Arroio do Meio é o município líder da Comarca constituída ainda por Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo e Travesseiro – que deram origem ao Procetube, em 2010, com o Projeto Piloto Nacional de saneamento de suas áreas geográficas. “Este trabalho é fundamental para o futuro dos municípios, pela retenção das pessoas no meio rural, pela oportunidade que proporciona aos jovens e pelos efeitos na economia municipal”, destacou Eckert. “Muitas são nossas necessidades, com orçamentos cada vez mais limitados, contudo, este investimento vale a pena e sem o apoio municipal o saneamento não se viabiliza”, finalizou.

O governador Tarso Genro ressaltou a importância da cadeia do leite para a economia do Estado, assim como para as famílias e os municípios gaúchos onde a atividade leiteira é praticada. O Secretário Mainardi afirmou que o objetivo é dobrar a produção de leite do Estado em 10 anos, beneficiando produtores, indústria e consumidor.

Na sexta-feira, dia 30, o Coordenador das Secretarias, Klaus Werner Schnack, também esteve na Expointer, quando, junto aos prefeitos da Comarca entregou ao Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, a solicitação de repasses de recursos aos municípios pioneiros no programa. “A luta do programa agora é buscar o retorno e a valorização do produtor saneado”, afirma Schnack.

Por daiane