Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 09 de Julho de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

CulturArte 2013 será lançada dia 20

, 16 de agosto de 2013 às 6h00

Arroio do Meio já está em clima de CulturArte. O lançamento oficial do mais importante evento na área da Educação e Cultura ocorre na terça-feira, dia 20, às 10h, na Praça Flores da Cunha. Entre as atividades em andamento estão o Escritor Presente e o Encanta Arroio do Meio.

Hoje à tarde encerra uma das etapas do Escritor Presente. Desde o dia 13 de agosto, a escritora Rosane Castro visitou as três redes de ensino do município, onde conversou com alunos da pré-escola e anos iniciais. Natural de Cachoeirinha, ela é escritora, atriz, arte-educadora e contadora de histórias.

Rosane contou sobre sua infância, vida escolar, sua relação com os livros, além de responder as perguntas dos alunos. A escritora trabalhou durante 10 anos com teatro e há sete anos se dedica a contação de histórias. “Gosto de trabalhar com todos os tipos de público, crianças, jovens e adultos. Gosto de instigar e a fazer com que as pessoas participem das histórias, além de incentivá-las a ter gosto pela leitura”.

Uma das características de Rosane é utilização de instrumentos para contar histórias. Segundo ela, essa técnica cria estímulos nas pessoas. “O uso dos sons na contação de histórias, remete o público a objetos, imagens, estimulando a imaginação. Com eles, crio sons de campainha, chuva, trem, entre outros”.

Essa a primeira vez que Rosane visita a cidade e frisa que eventos que trabalham com os livros merecem ser destacados. Para ela, esse contato aluno/escritor motiva ao gosto pela leitura, e se torna uma experiência prazerosa para ambos. A escritora também é a idealizadora do Seminário de Contadores de Histórias “Ao pé do ouvido”. O evento ocorre no mês de setembro em Gravataí e terá a presença de contadores de histórias de três estados do país.

Além do Escritor Presente, até o dia 30 de agosto segue mais uma etapa do Encanta Arroio do Meio. Na ocasião, os corais das escolas municipais se apresentam em empresas, entidades e órgãos públicos, levando a alegria da música ao ambiente de trabalho. O público-alvo dessa ação são trabalhadores e comunidade em geral. Serão realizadas 28 apresentações envolvendo cerca de 320 cantores. Apresentações iniciaram na quarta-feira, dia 14.

O evento é uma promoção da secretaria de Educação e Cultura e envolve a comunidade, alunos e professores do município, evidenciando diferentes manifestações culturais, além de possibilitar a ex-pressão de novos talentos locais.

Por daiane