Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Meio Ambiente

Arroio do Meio aprimora campanha de descarte de lixo eletrônico

, 31 de agosto de 2013 às 9h15

Arroio do Meio – Foi lançada na tarde da quarta-feira, nova edição da Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletroeletrônicos, acrescentando a coleta de sucatas.

O recolhimento desse material será feito no dia 14 de setembro (sábado), das 8h às 12h, na Rua de Eventos, junto à Praça Flores da Cunha. Assim como na edição anterior, realizada em junho, a comunidade poderá descartar de forma ambientalmente correta eletroeletrônicos sem utilidade, que serão devidamente recolhidos por uma empresa especializada no assunto. A novidade desse ano é o descarte de geladeiras, fogões, máquinas de lavar e metais em geral, que serão recolhidos por uma recicladora.

O lançamento aconteceu na secretaria de Saúde na presença de autoridades, lideres, agentes de saúde e empresários locais. O prefeito Sidnei Eckert, cobrou engajamento mútuo de todos os presentes para difusão da conscientização coletiva, como forma de introduzir a coleta seletiva gradativamente. “Estas campanhas precisam ser repetidas e ampliadas para a população criar o hábito de reciclar, evitando o descarte inadequado em vias públicas e áreas verdes”, conclui.

Segundo Eckert, na Europa, a coleta do lixo residencial é feita só uma vez por semana. As famílias se organizam para se adequar ao custo da cultura do lixo. “Com a evolução da sistemática, quando houver adesão da maioria da população, poderá ser criada uma lei que cobre a adequação dos resistentes”, frisou o prefeito.

De acordo com o Coordenador do Departamento do Meio Ambiente, Paulo Henrique Rubim Barbosa, cerca de 1.200 eletroeletrônicos foram recolhidos na campanha realizada em junho, dos quais, 144 televisores e 127 monitores, entre outros aparelhos. “As pessoas que não tiverem condições de levarem seu material a Rua de Eventos, podem informar o endereço para coleta. Será traçado um roteiro que percorrerá todas as localidades”, garantiu.

Os materiais obsoletos para a sociedade, contém inúmeros elementos valiosos – aço, alumínio, ouro, prata e platina – podem conter até 100 vezes mais metais preciosos por tonelada do que na fonte primária da matéria prima, o minério.

O descarte correto, contribui para a preservação do meio ambiente. Reduz a quantidade de material depositado em aterros e locais inadequados. Diminui a extração de matéria prima presente na natureza e o uso de energia no processo de produção de aço, e consequentemente as emissões de gás carbônico. Gera oportunidades de trabalho por meio de uma extensa cadeia de coleta e processamento para reciclagem.

A campanha será promovida numa parceria entre Administração Municipal, por meio do Departamento do Meio Ambiente, e Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codemam), com apoio da M&M Coleta de Eletrônicos e Herrmann Recicladora.

Por daiane