Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 05 de Abril de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Alunos e professores retornam às salas de aula após recesso escolar

, 2 de agosto de 2013 às 9h44

Arroio do Meio – Mais de 2.000 alunos das 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) retornaram às salas de aula na última segunda-feira, dia 29, após dez dias de recesso escolar. Neste período, os 180 professores da rede municipal de ensino participaram do Seminário de Educação, realizado nos dias 17 e 18, culminando com o Dia de Estudos na Escola (19), integrando a programação da Formação Continuada dos profissionais da educação do município. Com a rotina da volta às aulas, retornam as atividades do transporte e alimentação escolar, turno integral, entre outros.

De acordo com a secretaria de Educação e Cultura, cerca de 640 alunos da rede municipal de ensino utilizam o transporte escolar público. A alimentação abrange um número ainda maior, já que a merenda escolar é oferecida a todos os alunos matriculados. No período do recesso escolar as manipuladoras de alimento responsáveis pelo preparo da merenda das escolas participaram de um dia de práticas de aprendizado, oficina culinária e palestra motivacional, coordenadas pela nutricionista responsável pelo cardápio escolar, Joice Johann. O cardápio segue as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que exige que ao menos 30% dos recursos financeiros repassados para a aquisição dos gêneros alimentícios sejam utilizados na aquisição de alimentos da Agricultura Familiar, com alimentos orgânicos e/ou agroecológicos.

Outra atividade de destaque é o Turno Integral. Com quatro escolas já inseridas no Programa – Emefs Barra do Forqueta, Bela Vista, Princesa Isabel e Tancredo Neves, 300 alunos participam de atividades lúdicas e pedagógicas em período oposto ao turno de aula, permanecendo o dia todo no ambiente escolar. Em setembro as Escolas Itororó e São Caetano serão inseridas no Programa, ampliando para 420 o número de alunos atendidos pelo programa de Turno Integral Mais Educação.

Por daiane