Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 04 de Abril de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Noite para exaltar a cultura alemã

, 19 de julho de 2013 às 10h19

A alegria da tradição alemã terá um destaque especial na noite deste sábado na Sociedade Esportiva Forquetense. A 20ª edição da Noite de Origem Alemã, realizada em Forqueta terá sua recepção às 18h30min, seguida de jantar às 19h30min. O evento que já é tradicional no município é promovido pelo Grupo Folclórico Alemão Frohsinn.

Para abrilhantar ainda mais a noite, cerca de 15 grupos de danças alemãs de municípios visitantes irão se apresentar ao som da Orquestra Municipal de Marques de Souza. A particularidade e o colorido dos trajes usados pelos grupos, somados a alegria e animação dos pares dão um toque especial ao evento. Após as apresentações, a animação fica a cargo do grupo Os Hermanos.

A estimativa do presidente Evandro Warken, é de reunir em torno de 800 pessoas. Segundo ele, o principal objetivo do Frohsinn é fortalecer a cultura alemã e promover a integração entre os demais grupos que participam do evento, assim como da comunidade de Forqueta que participa ativamente das atrações.

O grupo Frohsinn

Em dezembro de 1989 nascia em Forqueta o Tansgruppe Frohsinn, que significa “grupo de danças que são ou tem uma alma feliz”, composto por somente uma categoria, denominada de Oficial. Por falta de recursos, o primeiro traje foi confeccionado com tecidos simples e baratos, não sendo considerado um traje típico. Mesmo com pouco conhecimento, os integrantes buscaram trazer os valores de Hunsruck, região alemã, de onde vieram a grande maioria dos colonizadores arroio-meenses e do distrito de Forqueta.

Em agosto de 1991, o grupo passou a se chamar Grupo Folclórico Alemão Frohsinn, uma entidade artístico cultural sem fins lucrativos. A mudança se deu pela dificuldade em pronunciar o nome do grupo. Um ano depois surgiram as categorias Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil, com o objetivo de despertar nas crianças a consciência da importância da preservação da cultura, tradição e história dos antepassados.

A primeira apresentação do novo traje da categoria Oficial ocorreu em janeiro de 1995. O mesmo é originário da cidade de Mulheim, na Alemanha. Já em dezembro de 2000, o grupo apresentou para a comunidade de Forqueta os seus novos trajes típicos adquiridos através da Lei de Incentivo a Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, para as categorias Infantil, Infanto-juvenil, Juvenil, Oficial e Casados.

“Por meio da dança e cultura alemã, queremos fortalecer os laços de amizade e mostrar aos adultos, jovens e crianças tudo o que nossos antepassados trouxeram para cá, e o quanto trabalharam para construir tudo. É um legado e tanto. Nesse sentido estamos empenhados em fortalecer as raízes alemãs”, frisam os integrantes.

Atualmente o Frohsinn conta com 95 integrantes nas categorias Mirim, Infantil, Semioficial, Oficial e Casados. O grupo integra o Núcleo de Cultura do município e os ensaios ocorrem na Casa de Cultura de Forqueta, que é cedida pela comunidade católica. As principais apresentações ocorrem em encontros folclóricos, além dos convites de empresas e demais eventos municipais.

Por daiane