Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 23 de Abril de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Proerd forma 500 crianças neste sábado

, 15 de junho de 2013 às 8h30

Arroio do Meio – Está programada para este sábado às 9h30min, a primeira formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela Brigada Militar. O evento ocorre no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência do Arroio do Meio. Cerca de 500 estudantes das 3ªs e 5ªs séries de todas as escolas – rede municipal, estadual e particular – receberão os certificados de participação do curso.

O programa é desenvolvido pela Brigada Militar do Estado há 15 anos e tem apoio do instituto Gerdau, que fornece o material didático. No município a atividade recebe o apoio da secretaria da Educação e instituições de ensino, e tem a parceria de empresas e entidades, como: BRF Foods, que disponibilizará medalhas aos participantes, Grafibel, que fará a impressão dos convites e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças (Comdica), que confeccionará camisetas.

A gestora de Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Bom Jesus/São Miguel, Maria Cristina Gabriel Gonzatti, faz uma observação do programa em três instâncias: abordando a participação de suas filhas; o seu envolvimento enquanto educadora; e os reflexos na família. “Poder participar do Proerd como mãe, foi muito interessante. Como tenho filhos nas diferentes idades, defrontei-me com muitas das situações abordadas nos encontros. Pude avaliar minhas atitudes como mãe e percebo que, muitas vezes, precisamos ser exigentes e firmes para não chorarmos mais tarde. Também tive a oportunidade de ter minhas filhas participando deste projeto e acredito que todos os pais deveriam participar, bem como as crianças, para que juntos pudéssemos construir uma sociedade mais digna para os futuros adultos, nossos filhos”, observa.

Já a comandante da 3ª Companhia da BM local, capitã Karine Pires Soares Brum, salienta a importância da presença dos familiares na solenidade. O Proerd tem quatro currículos e ocorre durante o ano letivo – na 3ª, 5ª e 7ª séries, e voltado para os pais. Conforme a Capitã, as estatísticas já demonstram que estudantes e participantes do programa tem incidência quase nula em problemas criminais, devido ao vínculo com o comportamento positivo. “Quem veste a camisa do Proerd tem o compromisso de ser um bom cidadão”, dimensiona. Ela ressalva que a proposta é uma medida de segurança que dá resultados em médio e longo prazo.

Em Arroio do Meio, cerca de mil estudantes participam do Proerd anualmente. A BM disponibiliza quatro policiais, incluindo a comandante para o desenvolvimento da atividade. A solenidade de for-matura contará com a apresentação da banda da BM de Montenegro.

Por daiane