Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 26 de Agosto de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Social

Paola Müller estreia como pianista na música clássica

, 21 de junho de 2013 às 10h55

Com apenas 15 anos, a arroio-meense Paola Müller abre oficialmente sua carreira musical. Mesmo com a pouca idade, a garota encanta a todos com seu piano, delicadeza e disciplina. O lançamento do seu trabalho como pianista ocorreu na noite da última sexta-feira, no Espaço Cultural Dr. Wilson Dewes, em Lajeado.

Na ocasião, a jovem interpretou 12 músicas, dentre as quais quatro inéditas de autoria de Maria Angélica H. Schmidt, professora de Paola desde pequena. “Foi uma noite maravilhosa e emocionante para mim”.

A paixão pelo instrumento se deu aos cinco anos de idade, quando Paola começou a tocar através do incentivo da mãe Mariane. “Ela sempre gostou de músicas interpretadas ao piano ou teclado. Fui crescendo, escutando e tocando esse estilo musical e aos poucos acabei me identificando com ele. Além da minha mãe, também tive total apoio do meu pai Alexandre e meu irmão Vicente”, relata a jovem.

O trabalho com o piano iniciou há pouco tempo. Segundo Paola, é um instrumento que requer muito ensaio e para se aperfeiçoar, toca em média duas horas por dia. “Toco porque gosto, me faz feliz e assim vou adquirindo experiência, para quem sabe, um dia, subir no palco de um grande teatro”. Por residir longe do Centro, em Forqueta, ela destaca que isso dificulta um pouco a divulgação do seu trabalho, pois há todo esse deslocamento às grandes cidades, envolvendo mais custos e tempo.

Ao longo da sua carreira, Paola já realizou vários recitais e shows em formaturas, casamentos e corporativos. Interpreta Beethoven, Mozart e Bach com muita personalidade. No repertório mistura vários gêneros musicais, entre eles tangos, chorinho e outros ritmos brasileiros.

O show do lançamento de sua carreira contou com a presença de 120 pessoas. O evento que também foi beneficente, recolheu 88 quilos de alimento não-perecível que foram doados para a Associação do Menores de Arroio do Meio (Amam) e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Lajeado.

Na noite de lançamento, a pianista executou um repertório variado com muita desenvoltura, recebendo reconhecimento e admiração pela apresentação: Canção de Vida (Maria Angélica H. Schmidt); Granada (Augustin Lara); Ballade pour Adeline (Paul de Senneville/Oliver Toussaint); No Embalo do Vento (Maria Angélica H. Schmidt); Vale do Taquari (Maria Angélica H. Schmidt); Por una Cabeza (Carlos Gardel); La Cumparsita (G. H. Matos Rodrigues); Sururú na Cidade (Zequinha Abreu); Tico – Tico no Fubá (Zequinha Abreu); Theme From New York, New York (John Kander), música essa que teve a participação do irmão de Paola, Vicente; Pour Elise (L. Van Beethoven) e A Viagem (Maria Angélica H. Schmidt).

Por daiane