Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Abril de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Atendimentos domiciliares levam cuidados especiais aos pacientes

, 30 de junho de 2013 às 9h00

Arroio do Meio – Visando acompanhar a rotina e as necessidades das famílias e repassar dicas de saúde preventiva para a comunidade, a equipe de profissionais da Secretaria Municipal da Saúde semanalmente realiza atendimentos domiciliares, dando prioridade para pacientes acamados, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Durante as visitas são avaliados os cuidados com pacientes acamados, pós-cirúrgicos, verificação de pressão arterial, glicose, curativos, sondagens e acompanhamento de pacientes com câncer, com o objetivo de minimizar o sofrimento.

Os atendimentos são realizados por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem responsáveis pela unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da área de abrangência do paciente. De acordo com a secretária de Saúde, Maria Helena Matte, o agendamento das consultas ocorre a partir do trabalho realizado pelas agentes de saúde, que rotineiramente visitam as famílias, atuando de forma preventiva na saúde da comunidade, acionando a equipe quando necessário. “As agentes estão em contato direto com os pacientes, conhecem as condições de saúde, higiene, relacionamento e costumes em que vivem, e por isso auxiliam de forma importante no trabalho da equipe de saúde nos atendimentos”, explica a secretária.

O prefeito Sidnei Eckert afirma que uma das prioridades da Administração Municipal é garantir a saúde e a valorização da vida de todos, humanizando e qualificando os atendimentos na área. “Nos preocupamos com o bem estar da comunidade como um todo, dando esta atenção aos pacientes acamados, que precisam de cuidados especiais para sua recuperação”, afirma Eckert. Os atendimentos também podem ser agendados diretamente por familiares nas ESF de abrangência de cada área.

Por daiane