Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 29 de Setembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Administração anuncia turno integral para Escola São Caetano

, 29 de junho de 2013 às 8h45

Arroio do Meio – A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Caetano oferecerá turno integral aos seus alunos a partir do mês de setembro. O anúncio foi feito pelo prefeito Sidnei Eckert na noite da última terça-feira, dia 25, durante reunião comunitária realizada no bairro. Cerca de 70 alunos serão beneficiados com oficinas de música, recreação, letramento e matemática, tecnologias educacionais e horta escolar por meio do Programa de Turno Integral Mais Educação, do governo federal.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura (SEC), Eluise Hammes, o cadastro de inclusão da escola no programa já está efetivado junto ao Ministério da Educação (MEC) e o repasse financeiro do governo federal para custeio de dez meses do programa deve ser realizado em agosto. Eluise explica que a conquista foi possível graças à insistência da administração municipal junto ao governo federal, já que Arroio do Meio não se encaixa nos critérios considerados básicos pelo MEC para o benefício – baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e número de famílias cadastradas no Bolsa Família. “Foram muitos ofícios, tentativas e negociações até a confirmação, a fim de atender a expectativa da comunidade”, afirma Eluise.

Além de São Caetano, mais quatro escolas do município (Emefs Bela Vista, Princesa Isabel – bairro Rui Barbosa, Tancredo Neves – bairro Novo Horizonte e Barra do Forqueta) oferecem turno integral, beneficiando cerca de 370 alunos do 1º ao 5º ano. Implantado no município em 2011, o programa oferece oficinas de letramento, taekwondo, recreação, pintura, teatro, música, matemática, informática, desenho, percussão, dança e folclore, desenvolvidas com os alunos no turno oposto ao período de aula, mantendo as crianças dentro do ambiente escolar e longe da rua e de possíveis vulnerabilidades. Além das atividades, os alunos também recebem lanches na parte da manhã e tarde, e almoço com cardápio orientado por nutricionista. Após a refeição, todos realizam escovação dentária sob acompanhamento de um adulto e seguem para o momento de descanso antes do segundo período de atividades.

Por daiane