Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Junho de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Comportamento

Uma tradição que já dura 20 anos

, 3 de maio de 2013 às 6h00

Três dias da semana são especiais para um grupo de mulheres do distrito de Forqueta. Há mais de 20 anos elas se reúnem nas terças, quartas e sextas-feiras para jogar carta dominó, canastra e paciência. Os encontros semanais já são tradicionais na comunidade.

Todas as terças-feiras o compromisso da tarde de Alice Winck e das demais companheiras é o jogo de carta dominó. O segundo grupo deste jogo se reúne nas tardes de quarta-feira. Para Alice, o encontro já virou praticamente uma obrigação e quando o mesmo não sai, a tarde parece não ter a mesma graça.

Alice faz parte do grupo há aproximadamente cinco anos. Viúva, ela decidiu se integrar as demais mulheres para ocupar a cabeça e acima de tudo se divertir. “Adoro dançar, mas depois que meu marido faleceu, não fui mais para bailes, então, encontrei no jogo de cartas uma nova maneira de diversão”.

As partidas iniciam sempre às 13h30min e seguem até o final da tarde. Segundo ela, no inverno as partidas terminam mais cedo, pelo fato de anoitecer cedo. “Só no inverno terminamos com os jogos antes, porque no verão jogamos até às 19h”, conta. Toda semana a diversão ocorre em uma casa diferente, contemplando assim todas as integrantes. E para quem pensa que as partidas não valem nada, estão enganados. Elas jogam por dinheiro, sendo que cada jogo vale R$ 0,10.

No jogo de paciência, as integrantes se revezam, afinal, são apenas quatro jogadores. Para não interferir nos cronograma de partida dos demais grupos, as disputas ocorrem nas segundas, quintas e sextas-feiras. Ou seja, se depender das mulheres de Forqueta, elas passam a semana toda jogando.

“O melhor de tudo é que conquistamos novas amizades e isso é muito bom. Além disso, as tardes são muito mais divertidas. Enquanto jogamos, tomamos chimarrão, comemos lanche e colocamos a fofoca em dia. Assunto é o que não falta. É o nosso divertimento, a gente se anima para jogar e quando vê passa o dia”.

Por daiane