Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 09 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Município investe na saúde e no bem-estar da comunidade

, 18 de maio de 2013 às 8h00

Arroio do Meio – Faça chuva ou faça sol, a semana começa agitada para as participantes do grupo de alongamento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Navegantes. Todas segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, o grupo formado por 15 mulheres da comunidade e arredores, reúne-se no salão da localidade Tiradentes, onde praticam exercícios físicos, danças, atividades recreativas e dinâmicas em grupo. Além deste, outro grupo misto, composto por homens e mulheres aposentados, reúne-se em terças e quintas-feiras no Centro Social – Comunidade Luterana São Paulo.

Coordenados pela enfermeira do ESF Navegantes, Mariângela Romano dos Santos e pela agente de saúde e educadora física Marli Fernandes, com apoio das estagiárias de Nutrição, Educação Física e Psicologia da Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), as atividades visam promover a autoestima e o bem-estar dos participantes dos grupos. “Nosso objetivo é fornecer um espaço interdisciplinar ao acadêmico e a prevenção aliada à busca de qualidade de vida aos participantes do grupo”, explica o Educador Físico, Supervisor da Cures, Leonardo Rosa.

A parceria entre o município e a Cures vem desde 2011, incluindo projetos desenvolvidos nos demais postos de saúde e comunidades locais, viabilizando a introdução e o estímulo a hábitos de vida saudáveis, através de ações que vão desde orientações de prevenção à saúde, espaço para compartilhamento de angústias, troca de experiências e exercícios físicos. A participação da equipe multidisciplinar de saúde da Cures nos encontros acontece quinzenalmente. “Nossa maior preocupação sempre foi e continua sendo a saúde preventiva, promovendo hábitos saudáveis e bem estar entre nossos cidadãos, o que resulta numa comunidade mais saudável e feliz”, argumenta a secretária de Saúde, Maria Helena Matte.

Interessados em participar dos grupos de saúde ou saber mais informações, podem entrar em contato pelo telefone (51) 3716 1921.

Por daiane