Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Setembro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Eventos

Grupo Le Donne Sorelle prepara mais uma edição do Filó

, 10 de maio de 2013 às 6h00

Há cerca de 10 anos, o grupo Le Donne Sorelle, de Bela Vista realiza o tradicional Filó. A festa da etnia italiana ocorre no dia 17 de maio, a partir das 19h, no salão Cinquentenário de Bela Vista. O grupo é responsável pelas comemorações do 20 de maio, Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul.

Coordenadora do grupo, Clari Rempel Thomas integra o Le Donne Sorelle desde o início. Além dela, aproximadamente 20 pessoas estão envolvidas na organização do evento, que já vem sendo preparado pelos organizadores há dois meses. Além da comida típica, a festa também é marcada pelas cantorias e diversões italianas. Na noite também haverá a participação de um grupo de Putinga.

Segundo Clari, antes do grupo se formar, o Filó já existia, sendo realizado no Centro Cultural. “Como os participantes do bairro Bela Vista eram maioria no evento, ele passou a ser realizado no salão do bairro. Quando a festa teve seu local transferido, decidimos formar o Le Donne Sorelle e nos empenhar na organização do evento”. Idealizado pela ex-secretária de Educação e Cultura, Lourdes Maria Gasparotto Rizzi, o evento foi conquistando público e prestígio reunindo mais de 400 pessoas em edições anteriores.

Realizado desde 2001 no município, além das danças e diversões italianas, o Filó também se destaca pela gastronomia. O carro-chefe continua sendo a sopa de capeletti que será servida na mesa, assim como dois tipos de polenta, pão italiano, queijo, massa com molho de galinha e saladas. “O Filó é um encontro para conversar, reencontrar amigos, mas principalmente para manter a tradição passada pelos pais e avós”, enfatiza Clari.

Os cartões são limitados e podem ser adquiridos com os integrantes do Le Donne Sorelle ou na secretaria de Educação e Cultura ao valor de R$ 12 (de 07 a 10 anos) e R$ 20 (acima de 10 anos). O evento conta com o apoio da Administração Municipal, por meio do departamento de Cultura e Turismo.

Por daiane