Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Farmácia Básica a disposição da comunidade

, 12 de maio de 2013 às 11h00

Arroio do Meio – Tranquilidade e economia foram as palavras pronunciadas por Etel Hachtel, 54 anos, quando questionada sobre a importância da Farmácia da Secretaria Municipal de Saúde. A moradora de Forqueta e seu companheiro Oscar Mário Staffen, mensalmente retiram uma sacola de medicamentos no local, adquiridos gratuitamente, por meio da apresentação de receita médica. “Se não tivesse aqui, gastaríamos todo o nosso dinheiro comprando remédios, já que não temos escolha entre tomar ou não. Realmente é um benefício ótimo pra nós”, afirma Etel.

De acordo com a farmacêutica do Posto de Saúde Central, Patrícia Danieli Ferreira, o município disponibiliza cerca de 150 itens da Farmácia Básica à comunidade arroio-meense. Os remédios podem ser retirados por qualquer cidadão, mediante prescrição médica e apresentação da carteirinha do posto de saúde, comprovando vínculo com o município. Em caso de doenças crônicas e uso contínuo da medicação, é fundamental a renovação da receita a cada seis meses. A secretária de Saúde Helena Matte, explica que o município providencia o pedido dos medicamentos de forma semestral, mediante licitação, e consegue garantir o abastecimento em tempo integral, graças ao monitoramento constante de estoque, realizado pela equipe formada por uma farmacêutica e dois auxiliares. “Se for necessário, adiantamos o pedido para garantir que a comunidade não fique sem a sua medicação”, explica a secretária.

Desde 2012, a Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Departamento do Meio Ambiente, promove também a Campanha de Recolhimento de Medicamentos Vencidos. Semanalmente, uma empresa especializada faz o recolhimento nos pontos de coleta localizados nos postos de saúde do município, evitando o descarte incorreto do material. Além disso, a farmacêutica Patrícia explica que as pessoas que possuem medicamentos que não estão sendo utilizados, mas encontram-se dentro do prazo de validade, também podem levá-los à Secretaria, para possível reaproveitamento, após triagem realizada pelos profissionais.

Por daiane