Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 19 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Estado promete reformas de 24 escolas no Vale

, 26 de maio de 2013 às 9h35

Vale do Taquari – As Escolas Estaduais de Ensino Médio Guararapes (Arroio do Meio) e Monsenhor Seger (Travesseiro) estão entre as beneficiadas pelo projeto de reestruturação das instituições de ensino proposto pelo governo estadual. No total, serão contempladas 524 escolas gaúchas, sendo 24 do Vale do Taquari. O investimento chega a R$ 800 milhões.

Banheiros com poucas condições de uso, fiações antigas, janelas quebradas, falta de iluminação e de uma quadra esportiva coberta, são alguns dos problemas enfrentados nas escolas da região.

Segundo coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE), Marisa Bastos, novas instalações elétricas e cobertura de quadras de esportes, por exemplo, são importantes para um bom ambiente escolar. “Algumas escolas não possuem quadras de esportes cobertas impossibilitando atividades físicas em dias de chuva.”

Marisa também destaca que todas escolas receberão os 17 itens obrigatórios dos cursos superiores, como sala de estudos para professores, quadro escolar branco, acabando com o pó de giz, salas climatizadas, cobertura de quadras, entre outros itens.

O dinheiro deve vir do Banco Mundial (Bird) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) até 2014. A escola Estadual de Ensino Médio Wesfália é a primeira das 1.027 instituições do Rio Grande do Sul que serão beneficiadas com o Plano de Necessidades de Obras (PNO). O programa prevê um investimento de R$ 1,5 bilhão para recuperação total das dependências escolares.

Escola Guararapes e Monsenhor Seger

Para a diretora Eloí Ivete Ferla Rochenback, as reformas serão bem-vindas para escola, principalmente na cancha de esportes, que precisa de reformas urgentes. “Os alunos não conseguem jogar futebol porque a cancha está com buracos e, em caso de queda, eles se machucam”. Outra reforma que a diretora destaca é a pintura de toda escola e janelas novas.

O aluno Matias Alberto Venter, 13 anos fala que durante a Educação Física, ele e os colegas só podem jogar voleibol. Nos dias de chuva, são feitas atividades em sala de aula, como jogos de mesa. O jovem ainda lembra que colegas já se machucaram com quedas em atividades físicas na quadra.

O diretor da escola Guararapes de Arroio do Meio, Paulo Backes, está confiante com o projeto. A direção e engenheiros da 3ª CRE já fizeram um levantamento das principais reformas na escola e tudo está se encaminhando. “Foi desenvolvida uma ata com as principais reformas e mudanças e através desse documento, a empresa licitada para reformas desenvolverá um projeto adequado”.

Escolas que receberão reformas

Arroio do Meio – Guararapes

Travesseiro – Monsenhor Seger

Lajeado – Carlos Fett Filho, Érico Verissimo, Fernandes Vieira, Irmã Branca, Pedro Scherer, Presidente Castelo Branco

Bom Retiro do Sul – Jacob Arnt

Doutor Ricardo – Doutor Ricardo

Encantado – Farrapos e Monsenhor Scalabrini

Fazenda Vilanova – Fazenda Vilanova

Estrela – Vidal de Negreiros

Imigrante – 25 de Maio

Muçum – General Souza Doca

Paverama – Paverama

Santa Clara do Sul – Santa Clara

Sério – Albino Müler

Taquari – Barão de Antonina, Barão de Ijuí, Pereira Coruja, Nossa Senhora da Assunção

Teutônia – Reynaldo Affonso Augustin

Por daiane