Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 05 de Abril de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Social

Arroio do Meio ganha a força do Rotary Club

, 17 de maio de 2013 às 6h00

Há cerca de um mês, foi fundado em Arroio do Meio o Rotary Club. Considerada uma instituição não governamental e mundial que existe desde 1905, o Rotary Club International conta com 34.219 clubes de serviço no planeta e 2.368 clubes formados no Brasil. O primeiro clube formado leva o nome do município, caso do Rotary arroio-meense.

Tendo como lema Fazer o bem sem olhar a quem, o Rotary é formado por um grupo de profissionais, que usam o seu conhecimento para desenvolver projetos em benefício do município em que o clube tem sede. Conforme o presidente, Ricardo Cimirro, o Rotary Club de Arroio do Meio foi criado através do clube padrinho, o Rotary Lajeado Engenho que possui como sócios, os arroio-meenses Deolí e Dario Graeff. “Foram eles que tiveram a iniciativa de criar o clube no município, entendendo que a cidade está desenvolvida e possui profissionais com perfil desejado ao serviço voluntário. Além disso, o Rotary ajuda a promover o desenvolvimento do município”.

O Rotary arroio-meense possui 21 sócios fundadores, sendo que a primeira diretoria provisória está eleita para desempenhar suas funções até junho de 2014. Além de Ricardo Cimirro como presidente, compõe o conselho diretor do clube o presidente eleito, Ricardo Krunitzky; vice-presidente, Guinter Hari Koerbes; secretária, Marinês Marchini; tesoureiro, Fábio Alexandre Majolo e diretor de relacionamento, Ricardo Dreher. “Como a roda que simboliza a instituição, seguindo a hierarquia anterior, já temos enumerados os próximos seis presidentes, onde normalmente, com este modelo, um presidente do Rotary passa por todos os cargos até assumir o cargo de presidente”, explica Cimirro.

Desde que foi eleita a diretoria provisória e fundado o Rotary Club de Arroio do Meio no mês de abril, os membros do clube estão abrindo a possibilidade de projetos em prol do município. “Já estamos com seis projetos esboçados e em fase de desenvolvimento para posteriormente ser aplicado junto a comunidade arroio-meense. Em recente reunião com a coordenadora do Cras que expôs sobre a Campanha do Agasalho, o Rotary Club Arroio do Meio já está engajado por se um ponto de coleta de agasalhos e acima de tudo ajudar o município na execução deste programa”. Em nível mundial, o Rotary Club é o promotor da erradicação da Paralisia Infantil e com a criação do Rotary de Arroio do Meio o clube estará auxiliando neste programa.

Cimirro destaca que na estrutura internacional do Rotary Club Internacional existem três tipos de organização de jovens que são compatíveis do clube criar em seu município. O Rotaract Club formado por jovens de 16 a 21 anos; o Interact Club, por jovens de 12 a 16 anos e o Rotarykids para os menores de 11 anos. “Com a demanda do município, o clube de rotariano da cidade pode manter os clubes de jovens”.

O Rotary é formado por profissionais de diversas áreas como veterinários, eletricista, advogados, motoristas, entre outros. Para fazer parte da instituição tem que ser convidado, onde outros rotarianos apresentam e defendem a aceitação do novo sócio pelo conjunto de sócios, sendo realizada uma votação, e após ser aceito, este será convidado e incluso na sociedade. “Para ser sócio a pessoa indicada tem que ter o perfil de gostar e poder fazer o serviço voluntário. É realizado um corte transversal na sociedade, onde a maior riqueza, o patrimônio do Rotary Club são os sócios e o conhecimento que eles têm”, ressalta o presidente.

As reuniões ocorrem todas as segundas-feiras às 20h na sede do Acisam. Especialmente nesta segunda, dia 20, a reunião será em conjunto com o Clube Padrinho em Lajeado para adquirir mais conhecimento sobre as reuniões. Cimirro aproveita a oportunidade para convidar as entidades e organizações para visitarem o Rotary Club que se dispõe em auxiliar outras organizações governamentais, ou não governamentais na criação e execução de projetos para a comunidade arroio-meense.

Por daiane