Arroio do Meio – O prefeito Sidnei Eckert e a coordenadora da Educação Infantil do município, Denise Neumann, estiveram essa semana na Escola Comunitária de Educação Infantil (Ecei) Trenzinho da Alegria, no bairro Aimoré. Na oportunidade conferiram as instalações e atividades proporcionadas pelo educandário às 95 crianças ali atendidas.
Anualmente a administração municipal destina mais de R$ 2 milhões para a manutenção das oito Eceis do município, o que representa aproximadamente 15% do orçamento destinado para a Secretaria de Educação. Além deste valor, os pais dos alunos colaboram mensalmente com cerca de 26% em recursos financeiros para a Associação de Pais e Amigos da Escola Comunitária de Educação Infantil (APACs), auxiliando na manutenção das instituições. “Por ser comunitária, a participação dos pais é fundamental, já que estão organizados numa Associação com uma estrutura administrativa que visa cumprir e fazer cumprir o estatuto, envolvendo pais e comunidade em ações em prol da instituição”, explica Denise.
Ao todo o município atende cerca de 760 crianças de quatro meses a seis anos de idade. Para suprir a demanda, 140 colaboradoras atuam nas instituições, das quais, 110 diretamente com as crianças e as demais como equipe de apoio. Além do repasse financeiro, a secretaria de Educação e Cultura supervisiona, orienta e dá suporte para qualificar o atendimento às crianças e famílias, por meio da formação continuada às educadoras, equipes de apoio e direções. O cardápio das escolas é orientado e acompanhado por nutricionista, incentivando a alimentação saudável. O município oferece ainda atendimento psicológico e fonoaudiológico, através de encaminhamentos feitos pelas escolas.
Desde o mês de abril, as secretarias de Educação e Saúde trabalham em parceria, realizando encontros de orientação para pais e educadores nas Eceis, abordando o tema “Principais cuidados com crianças menores de cinco anos”. Os encontros ocorrem à noite e fazem parte do projeto “Escola e Família de mãos dadas pela Educação”, que visa aproximar ainda mais a relação entre as famílias, alunos e escolas.