Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 23 de Janeiro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Professores da rede estadual entram em greve na próxima semana

, 19 de abril de 2013 às 11h20

Vale do Taquari – A rede estadual de ensino terá a primeira grande mobilização dos professores sindicalizados. Na próxima semana, nos dias 23, 24 e 25, o CPERS/Sindicato planeja entrar em greve nacional. Será dividido em dois atos públicos – no dia 23, em Porto Alegre, e no dia 24, em Lajeado.

A luta da classe é: pela qualidade da escola pública; contra a desestruturação do Ensino Médio; pelo piso salarial para professores e funcionários (definido pelo governo federal); pela defesa dos planos de carreira; e contra a flexibilização da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Por meio de e-mails, o 8º Núcleo do CPERS, que atende as escolas do Vale do Taquari, convocou os profissionais da área. “Venham engrossar as fileiras de nossa luta”, diz o material. Eles pressionam o governador Tarso Genro a atender as reivindicações.

Passeata em Lajeado

Na região, o ato público ocorre na próxima quinta-feira. Com saída às 8h30min da escola Erico Verissimo, os professores caminharão em direção ao posto Faleiro (av. Benjamin Constant) e seguirão até a Praça da Matriz, em frente à escola Castelo Branco (Castelinho).

A convocação se estende a funcionários, alunos e pais para participarem do manifesto. A expectativa é de que todos estejam munidos de cartazes para dar continuidade à pressão.

Manifestação

Em Brasília, no dia 24, a marcha reúne diversos movimentos sociais ligados à luta pelos direitos dos trabalhadores que pautam questões ligadas a defesa da educação e da saúde pública, a precarização do trabalho, reforma agrária, direito a moradia, aumento dos salários, redução da jornada de trabalho sem redução salarial, contra o novo código florestal, a criminalização dos movimentos sociais, em defesa do patrimônio e dos recursos naturais, o respeito aos povos indígenas e quilombolas e diversas outras questões.

Por daiane