Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 24 de Fevereiro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Postos de saúde abertos neste sábado para vacinação

, 20 de abril de 2013 às 7h00

Vale do Taquari – Os municípios fazem uma campanha intensiva para evitar casos de gripe, especialmente a gripe A. Neste sábado, em todo o Estado, haverá o chamado Dia D contra a doença. Os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h, para a aplicação das vacinas. Nos cinco municípios de abrangência d’O Alto Taquari, a meta é imunizar 6.258 pessoas.

As doses serão aplicadas nas unidades de saúde de Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Marques de Souza e Pouso Novo. Em Arroio do Meio, haverá também atendimento nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) Bela Vista, Navegantes e Aimoré.

A meta do município é vacinar 3.494 arroio-meenses, dentro dos grupos prioritários, que são idosos (acima de 60 anos), crianças de seis meses a dois anos, trabalhadores da área da saúde, gestantes, mulheres que tiveram bebê no período de 45 dias, indígenas e detentos. Portadores de doenças crônicas também recebem a vacina mediante apresentação de laudo médico ou cópia de receita atualizada.

Com o slogan Quem lembra da vacina se protege da gripe, a campanha de vacinação segue até o dia 26 de abril. A secretária de Saúde, Helena Matte, comunica que familiares que possuem idosos acamados devem entrar em contato com a secretaria, pelo telefone (51) 3716 1275, requisitando a visita domiciliar. Os idosos pertencentes aos Grupos de Terceira Idade do município serão vacinados nas reuniões realizadas com seus integrantes nas próprias comunidades.

Nas sextas-feiras, dias 19 e 26 de abril, o horário de atendimento no Posto de Saúde Central será ampliado até às 19h. De acordo com a enfermeira Lisete Berwanger, pessoas gripadas, com febre, e que manifestam alergia severa ao ovo de galinha, não podem fazer a vacina. Pacientes em tratamento de quimioterapia ou radioterapia devem procurar orientação com seu médico.

Por daiane