Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 06 de Junho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Encontro aborda a importância da higienização no preparo de alimentos

, 29 de abril de 2013 às 8h00

Arroio do Meio – As manipuladoras de alimentos, conhecidas como merendeiras, e as diretoras das escolas de educação infantil do município estiveram reunidas na última semana na secretaria de Educação e Cultura, para trocar experiências e receber treinamento próprio para a rotina das cozinhas. O encontro foi coordenado pela nutricionista do município, Joice Johann.

Iniciado com dinâmicas em grupo, o encontro teve como principal foco a questão da higienização na hora do preparo dos alimentos. Para isso, a nutricionista passou orientações por meio de vídeos e promoveu simulações abordando a forma correta de lavar as mãos. Joice também demonstrou como o manipulador deve se apresentar na área de preparo dos alimentos – com cabelos presos, touca na cabeça, sem brincos e anéis e vestindo o jaleco – para garantir um alimento seguro, livre de contaminações.

Outra questão abordada foi a alimentação infantil, com foco na introdução dos alimentos. Direção e nutricionista definiram algumas ações de prevenção à obesidade e sobrepeso infantil, após analisar estatísticas que revelam dados alarmantes sobre o assunto. O objetivo é evitar que as crianças das escolas municipais desenvolvam tal quadro. “Trabalhamos para o bem das crianças. Queremos semear bons hábitos alimentares desde cedo”, enfatizou Joice.

Finalizando o encontro, as participantes avaliaram o cardápio. Novos encontros serão realizados buscando o contínuo aperfeiçoamento de todos os envolvidos no processo de educação alimentar das crianças.

Por daiane