Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 23 de Agosto de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Comunidade se mobiliza para oficializar intercâmbio

, 19 de abril de 2013 às 9h22

Arroio do Meio – Delegação representada pelo Executivo e Legislativo, entidades de classe e membros da comunidade, viajam para Boppard entre 4 e 14 de agosto para oficializar intercâmbio. O projeto foi exposto a aproximadamente 50 pessoas, de diversos setores da sociedade, em encontro realizado na Câmara de Vereadores, segunda-feira.

A iniciativa prevê a criação de uma Comissão de Intercâmbio do Círculo de Amigos de Boppard, que ficará responsável pela parte operacional do projeto. Na noite também foram entregues minutas do projeto de lei que autoriza a concessão de auxílio ao convênio – finalidades, atribuições, regulamentos e funcionamento do intercâmbio.

O grande grupo e a comunidade em geral, têm até o dia 6 de maio para enviar sugestões de alterações ou aprimoramentos ao programa – por meio de representantes políticos ou pelo e-mail cultura@arroiodomeiors.com.br, e ainda participar de outras reuniões preliminares para discutir o assunto.

Em 13 de maio, às 18h, será realizada uma reunião que elegerá a CICAB, um grupo misto de aproximadamente 10 pessoas, sendo dois membros para presidência, uma pessoa indicada pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), e oito integrantes do Círculo de Amigos de Boppard (CAB). A escolha ocorre na sede da SMEC.

Na noite também será feita a sondagem dos interessados em integrar a comitiva oficial que viaja a Boppard em agosto. O custo da passagem aérea, ida e volta, incluindo a programação e hospedagem gira em torno de R$ 2,5 mil. É ter passaporte e seguro internacional para o período. Inicialmente o intercâmbio será destinado a jovens com idade entre 16 e 26 anos, com a escolaridade em dia. Não é necessário estar cursando Ensino Superior, entretanto é exigido breve domínio dos idiomas inglês e alemão. As viagens terão duração de 10 dias e o município ajudará com 50% com o custo da passagem. Os translados de Arroio do Meio a Porto Alegre e de Frankfurt a Boppard, a programação e a hospedagem na residência de famílias, será gratuita.

O intercâmbio ocorrerá anualmente intercalando as cidades anfitriãs. Os grupos serão integrados por nove estudantes e um coordenador.

De acordo com os idealizadores, o professor Roque Danilo Bersch e o médico Ruy Dagoberto Bersch, o cerne do projeto não é o restabelecimento de vínculos com os antepassados. E sim, uma oportunidade para o crescimento nas relações humanas, políticas, culturais e de economia, que estão cada vez mais internacionalizadas.

Lembrando que grande parte das famílias de localidades do município é descendente da região do Hunsrück, onde está situada Boppard e Saarland – localizadas no vale do rio Reno, próximo a divisa com a França.

O diálogo entre Arroio do Meio e Boppard iniciou no fim do governo de Danilo Bruxel. Mas interesse mútuo entre as duas cidades no convênio começou a ser intensificado há cerca de dois anos. Em agosto de 2011, o prefeito do município alemão, Walter Bersch, visitou Arroio do Meio, para oficializar os estudos em torno da parceria. Uma delegação da Alemanha deve voltar ao município em novembro. Boppard possui esse modelo de convênio com outras quatro cidades no mundo.

Por daiane