Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Histórias de uma roda de chimarrão

, 28 de março de 2013 às 6h00

Cadeiras em círculo, uma colcha de retalhos e uma manhã agradável de sol. Esse foi o cenário montado especialmente na Área de Lazer Pérola do Vale para marcar o lançamento do Concurso Literário 2013. O projeto é promovido pela secretaria de Educação e Cultura e da Administração Municipal e chega em sua 11ª edição.

Sentados em roda, diretores das escolas de Arroio do Meio, imprensa e demais participaram de uma descontraída roda de chimarrão. Com a cuia passando de mão em mão, os presentes deram boas risadas com as histórias contadas pelo escritor e ilustrador Hermes Bernardi Junior. O autor já participou de uma das edições da CulturArte, participando do Escritor Presente.

Tendo como título Na Roda de Chimarrão, a escolha busca trazer temáticas e títulos que possibilitem muitas histórias, sejam de amor, projetos futuros, viagens, entre tantos outros. Conforme a secretária de Educação Eluise Hammes, a partir de sugestões de diversas temáticas que poderiam compor a obra literária, chegou-se ao título Na Roda de Chimarrão. “Se optou por esse título, pois se passam muitas histórias em uma roda de chimarrão, que se torna um espaço de contação de histórias, narração e socialização de experiências”.

Eluise frisa ainda que a obra se propõe a escrever novas histórias, que muitas vezes surgem nos momentos em que se está com a família, tomando um chimarrão. “São ocasiões em que diversos assuntos podem ser apreciados, e são estas histórias que queremos trazer para o livro. A partir deste tema se busca instigar a criatividade e imaginação de alunos e comunidade para que Arroio do Meio tenha mais uma obra literária em sua biblioteca”.

Podem participar do concurso todos os arroio-meenses natos ou residentes, além de professores e alunos que estão matriculados nas escolas do município. O texto deverá ser narrativo não podendo ultrapassar o limite de 60 linhas. Uma das novidades deste ano, será a data de lançamento da obra, que ocorrerá somente no mês de novembro, juntamente com a programação de aniversário do município, fator que faz com que a comunidade e alunos tenham um prazo maior para redigir seus textos.

O concurso tem como principais objetivos dar continuidade ao projeto de produção literária desenvolvido no município; promover espaços de incentivo à escrita e à leitura; consolidar os valores da cultura arroio-meense e a expressão de seus talentos; valorizar a produção textual realizada no contexto escolar e comunitário e trazer à lembrança, vivências e impressões em relação ao tema proposto pelo Concurso Literário.

Por daiane