Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 06 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Encenação da Via-Sacra em Forqueta será realizada nesta sexta-feira

, 29 de março de 2013 às 9h00

A noite de sexta-feira será especial para a comunidade de Forqueta. Todos os anos os moradores do distrito se empenham para encenar a Paixão e Morte de Jesus Cristo. O evento ocorre amanhã, dia 29, às 20h, no Cenário da Lagoa, situado aos fundos da Igreja Católica de Forqueta.

O evento que já é tradicional no município envolve cerca de 100 atores da comunidade, que se preparam pela 15ª vez para encenar os últimos momentos da vida de Jesus Cristo. Conforme o responsável pela coordenação da peça, Paulo Haas, a apresentação promete mais uma vez emocionar o público, que deve se aproximar de duas mil pessoas.

Pelo segundo ano consecutivo, a peça teatral será apresentada no novo local. O Cenário da Lagoa, espaço localizado aos fundos da Igreja Católica São Vendelino, foi destinado especialmente para a encenação da Paixão e Morte de Cristo. Uma das vantagens do local é a visualização, já que está situado em uma elevação. “O novo local foi muito elogiado pelo público no ano passado, principalmente pelo fato das pessoas terem uma melhor visualização do espetáculo, melhorando a visão da peça”.

À medida que o grande dia se aproxima, os ensaios também passam a se intensificar. Conforme Haas, a preparação para a encenação iniciou há aproximadamente dois meses. Até o momento foram realizados cerca de seis ensaios intensos, no intuito de acertar detalhes como texto, figurinos e cenário. Com relação a novidades, o coordenador relata que não se pode mudar o contexto da história, porém, sempre se procura inovar para não tornar o espetáculo rotineiro.

O quadro de atores da peça é formado basicamente por moradores do distrito de Forqueta. A faixa etária é distinta, incluindo crianças de cinco anos até idosos com mais de 60 anos que se empenham anualmente em preparar um belíssimo espetáculo para a comunidade, que além de emocionar os presentes, faz com que o momento seja de reflexão. Ao final da celebração, com Cristo ressuscitado, o público interage com os atores que comemoram entre si e os presentes uma Feliz Páscoa.

Toda a comunidade arroio-meense é convidada a prestigiar o espetáculo na comunidade de Forqueta. A peça não tem cobrança de ingresso, mas os interessados podem colaborar de maneira voluntária no evento. Os organizadores estimam um público de aproximadamente 2 mil pessoas e lembram que devem trazer cadeiras para assistir a encenação que possui cerca de duas horas de duração. Pede-se ainda que venham ao local com antecedência para garantir um bom lugar e evitar transtornos com estacionamento.

15 anos de Via-Sacra

A encenação da Via-Sacra já era realizada antes desse período, por um grupo de jovens, mas depois perdeu motivação para continuar. Em 1997, o Grupo de Jovens Unidos pela Esperança, na época com 70 integrantes, foi incentivado pelo núcleo familiar para dar sequência à tradição de 30 anos, realizando pequenas apresentações na comunidade. O evento passou a agradar o público e despertou o interesse regional, tanto que hoje integra o Calendário de Eventos do município. O crescimento gradativo do público nas apresentações, é um dos motivos que faz com que os jovens continuem levando adiante essa tradição.

Por daiane