Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 10 de Agosto de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Arroio do Meio socializa experiência com município vizinho

, 16 de março de 2013 às 9h45

Arroio do Meio – A secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes, e a Coordenadora Pedagógica Naiara Regina Tres, receberam na última semana a visita do secretário de Educação e Cultura de Roca Sales, Roberto Carlos Schwab, e da supervisora Ivanete Erthal. O objetivo do encontro foi a apresentação do Programa de Turno Integral Mais Educação aos representantes do município vizinho, que pretendem implantar o turno integral em suas escolas.

Em Arroio do Meio o programa foi implantado em agosto de 2011, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bela Vista, sendo posteriormente estendido às Emefs Barra do Forqueta, Tancredo Neves (bairro Novo Horizonte) e Princesa Isabel (bairro Rui Barbosa). Atualmente, cerca de 300 alunos de 1º ao 5º ano participam do programa que oferece atividades lúdicas educativas em turno oposto ao período de aula. Oficinas de letramento, taekwondo, recreação, pintura, teatro, música, matemática, informática, desenho, percussão, dança e folclore, são desenvolvidas com os alunos, mantendo as crianças dentro do ambiente escolar e longe da rua e de possíveis vulnerabilidades. Além das atividades desenvolvidas, os alunos também recebem lanches na parte da manhã e tarde, e almoço com cardápio orientado por nutricionista.

Para entender como funciona o programa, a comitiva visitou a Emef Bela Vista, pioneira do Mais Educação no município. Lá, acompanharam algumas das oficinas desenvolvidas, estrutura e materiais do programa, surpreendendo-se positivamente com a estrutura que viram.

Por daiane