Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 18 de Setembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Arroio do Meio sedia reunião pedagógica do projeto Verde é Vida

, 17 de março de 2013 às 10h00

Arroio do Meio – Arroio do Meio sediou na quinta-feira, dia 7, a primeira reunião pedagógica de 2013 do projeto Verde é Vida. O encontro aconteceu no Camping do Ereneu, no distrito de Forqueta, e contou com a presença do prefeito Sidnei Eckert, vice Áurio Scherer, representantes da secretaria de Educação e Cultura, comunidade local e escolas dos seis municípios da região de Venâncio Aires que participam do projeto – Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Sério, Boqueirão do Leão, Venâncio Aires e Mato Leitão. Na ocasião foram esclarecidas questões sobre as ações a serem desenvolvidas durante o ano.

O projeto Verde é Vida é desenvolvido por meio de uma parceria da Administração Municipal, Afubra, Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Arlindo Back e comunidade de Forqueta. Trata-se de um programa permanente de educação ambiental, que está em ação desde 1991 e leva informações, conceitos e práticas de preservação ambiental às comunidades e escolas inseridas no projeto. Arroio do Meio participa do projeto desde 2009, quando o prefeito Sidnei Eckert buscou a parceria junto à Afubra. Em 2010 foi realizado o primeiro café colonial no município, onde foi lançado o projeto da escola Caminhos da Forqueta, que desencadeou o início da construção da rota turística Caminhos da Forqueta, dentre outras ações. Desde então a comunidade local está sendo capacitada, através de cursos de qualificação, para colocar em prática a primeira rota turística do município, prevista para o final deste ano.

Em 2013 o tema do projeto será Os Animais. Dentro dessa temática, a Escola vai desenvolver ações como a bolsa de sementes, reuniões pedagógicas, pesquisa científica, palestras, oficinas e distribuição de mudas. Já estão projetados para 2014 o tema O ar; 2015 O Solo; e 2016 A Floresta.

Por daiane