Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 23 de Fevereiro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Dois mil alunos retornam às aulas

, 15 de fevereiro de 2013 às 9h02

Arroio do Meio – O ano letivo da rede municipal começa na próxima quarta-feira. Cerca de dois mil alunos são esperados para as 13 escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Enquanto o retorno às aulas não ocorre, os 180 professores e as diretorias planejam o funcionamento do período entre os dias 18 e 19.

No dia 18 à noite, ocorre a abertura oficial do ano letivo. O evento será realizado no auditório do prédio 7 da Univates, a partir das 19h, com a participação dos professores das escolas municipais e das 120 professoras das oito Escolas Comunitárias de Educação Infantil (ECEIs) do município, que atendem cerca de 750 crianças de quatro meses a seis anos de idade.

O tema da noite ficará por conta da palestra Escola e família, de mãos dadas pela Educação: transformações, limites e possibilidades, ministrada por Érico João Hammes.

As ECEIs do município retornaram suas atividades no último dia 28. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Eluise Hammes, o principal projeto para 2013 é intensificar e fortalecer ainda mais a parceria da escola com os pais e responsáveis no acompanhamento da vida escolar dos alunos, bem como aproximar a comunidade. Eluise também destaca a importância da continuidade dos programas educacionais em parceria com o governo federal.

A novidade deste ano é o Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de um compromisso
formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Os professores alfabetizadores – que atuam no 1º, 2º, 3º anos – participam de curso de formação de 120 horas anuais em 2013 (Linguagem) e 2014 (Matemática), sendo que os formadores são professores orientadores de estudo da própria rede de ensino e que recebem formação específica para isto. Em Arroio do Meio, cerca de 45 professores participarão desta formação.

Por daiane