Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 28 de Setembro de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Curso de pintura visa a qualificação e o incremento do artesanato local

, 8 de fevereiro de 2013 às 15h37

Quatorze alunas de diferentes localidades do município participam do Curso de Tingimento e Pintura em Tecido, que está sendo realizado desde segunda-feira, dia 4, na secretaria de Educação e Cultura, e segue até esta sexta, dia 8, somando 40 horas aula. O principal objetivo, de acordo com a dirigente cultural Angélica Diefenthaler, é a qualificação e o incremento do artesanato local.

Entre as técnicas coordenadas pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), estão diferentes formas de pintura e tingimento em tecido, com aplicação em toalhas, camisetas, panos de prato, capas de almofada, ideias para enxoval de bebês e motivos pascais. “Utilizamos materiais baratos e de fácil acesso para as técnicas,
como legumes, folhas de árvores e de raio X”, explica a instrutora Zélia Kaufmann.

Com uma turma formada por artesãs, donas de casa e agricultoras, as técnicas fazem sucesso entre as alunas. “Logo que fiquei sabendo do curso vim me inscrever. Estou muito contente com o que aprendemos”, afirma a dona de casa aposentada, Noeli Kunzler, moradora de Arroio Grande, que alega estar participando do curso para produzir material para consumo próprio, diferente de Clari Fuhr, moradora do Centro, artesã e professora de Educação Artística. “Já
fiz vários cursos da área e me inscrevi nesse para aprimorar ainda mais minhas técnicas. Estou muito satisfeita,
com certeza superou minhas expectativas”, comemora Clari.

Os cursos promovidos numa parceria entre Administração Municipal, Senar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) Lajeado, são gratuitos e direcionados preferencialmente aos trabalhadores e produtores rurais, a fim de contribuir para a profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercício da cidadania destes cidadãos.

A parceria já resultou na realização de quatro cursos na área do artesanato durante 2012. Outros quatro estão previstos para este ano.

Por daiane