Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 28 de Setembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Município dedica atenção especial à saúde preventiva

, 5 de janeiro de 2013 às 10h00

Cerca de 140 homens acima de 40 anos fizeram o exame preventivo do câncer de próstata durante o mês de dezembro no Posto de Saúde Central. A ação faz parte do projeto de saúde preventiva da Secretaria Municipal de Saúde, visando o diagnóstico precoce e a maior possibilidade de cura em caso de doença.

Os atendimentos são realizados em etapas. Inicialmente o paciente faz a coleta de sangue na Feira de Saúde que acontece anualmente em novembro, para realização do exame conhecido como PSA. Em seguida são criados grupos de no máximo 40 componentes, que acompanham palestras explicativas, seguidas do exame de toque. “A palestra é o momento de esclarecimentos, onde damos dicas e tiramos dúvidas sobre o câncer de próstata, assim como outras questões relevantes da saúde masculina”, explica o médico urologista, Dr. Cláudio Loureiro.

Loureiro afirma que todos os homens acima de 45 anos devem fazer o exame preventivo. “Quem tiver histórico da doença na família deve antecipar o exame para os 40 anos”, adverte. O médico diz que a doença é assintomática no início e que é muito importante a procura pela prevenção para detectá-la cedo. “É importante que não se tenha preconceito quanto ao exame de toque, já que este é fundamental para detectar a doença no início e buscar a cura”, finaliza o urologista.

De acordo com a secretária Helena Matte, a atenção com a saúde preventiva é distribuída entre todos os públicos atendidos no município. “Realizamos encontros mensais com gestantes visando o bem estar das mamães e dos bebês. Além disso, temos grupos de hipertensos e diabéticos e nossas agentes de saúde trabalham a prevenção nas suas visitas à comunidade”, explica.

Por daiane