Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 11 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Município avança no Plano de implantação de Saneamento Básico

, 21 de janeiro de 2013 às 11h00

Arroio do Meio – Mais uma etapa do Plano de Implantação de Saneamento Básico está sendo realizada no município. Uma equipe de profissionais da Druzina, empreiteira contratada pela Engeplus Engenharia e Consultoria Ltda, empresa responsável pelo plano, está trabalhando no levantamento topográfico para fins de georreferenciamento das 19 bacias do município, subdivididas em cinco áreas da zona urbana.

Ainda serão realizadas as etapas de sondagem, dragagem e ensaio da qualidade da água; projeto básico, rede coletora e elevatórias; licenciamento ambiental e detalhamento dos projetos executivo e elétrico, automação e orçamento da obra. Já foi realizado o relatório técnico preliminar, incluindo o mapeamento da área urbana, coleta de dados e informações necessárias para elaboração do projeto. O estudo deve ficar pronto até o final do ano, para posterior elaboração do Plano. O plano de saneamento engloba três eixos – drenagem pluvial, resíduos sólidos e tratamento de água.

A busca pela solução na área do sistema de esgoto sanitário iniciou em 2010, quando a administração municipal, em conjunto com a Corsan, inscreveu o município no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ao todo, 61 municípios do Estado serão beneficiados com o projeto acompanhado de licenciamento ambiental. Cada projeto deve custar cerca de R$ 140 mil ao Governo Federal, que prevê R$ 45 bilhões de investimentos em obras de saneamento até 2015, em todo o país.

Por daiane