Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Abril de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Empresa realiza segunda etapa do estudo

, 14 de janeiro de 2013 às 9h30

Arroio do Meio – A empresa responsável pelo Plano de Implantação de Saneamento Básico para Arroio do Meio, concluirá a segunda etapa dos estudos em 15 dias. O levantamento topográfico está sendo feito nas 19 bacias, subdivididas em cinco áreas da zona urbana.

O topógrafo Eduardo Jonas de Brum, da Druzina, empreiteira contratada pela Engeplus Engenharia e Consultoria Ltda, responsável pelo plano, afirma que o levantamento mostrará onde serão os pontos de referência para elevatórias e estações de tratamento.

As próximas etapas são: sondagem, dragagem e ensaio da qualidade da água em copo receptor; projeto básico, rede coletora e elevatórias; licenciamento ambiental; e, detalhamento do projeto executivo, projeto elétrico, automação e orçamento da obra. Na primeira etapa foi realizado o relatório técnico preliminar, que englobou o mapeamento da área urbana, coleta de dados e informações necessárias para a elaboração do projeto.

Conforme o vice-prefeito Áurio Scherer, Arroio do Meio é um dos únicos municípios com menos de 50 mil habitantes do Estado beneficiados pelo programa de saneamento e o único na região.

A busca pela solução na área do sistema de esgoto sanitário iniciou em 2011, quando a Administração, em conjunto com a Corsan, inscreveu o município no PAC2, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O plano de saneamento é uma exigência do governo federal e o prazo para a conclusão é até o fim deste ano. São quatro eixos: coleta de resíduos sólidos; distribuição de água potável; esgoto sanitário e dragagem das águas de chuva.

Este é o último ano para que os municípios concluam o plano. Quem descumprir a meta não receberá recursos do Programa Federal PAC 2 para este setor.

Por daiane