Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 07 de Abril de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Roteiro turístico do município recebe primeiros visitantes

, 1 de dezembro de 2012 às 11h00

Contemplando a programação especial do mês de aniversário de 78 anos do município, Arroio do Meio recebeu recentemente o primeiro grupo visitante da rota turística Caminhos da Forqueta. Formado por 27 integrantes, o Grupo Educação e Saúde, do Hospital de Marques de Souza, dedicou o dia para conhecer os pontos turísticos locais. O passeio iniciou no Centro, com a visitação à Casa do Museu, Igreja Matriz, Área de Lazer Pérola do Vale e Praça Flores da Cunha. O almoço foi servido no Camping do Irineu, no Distrito de Forqueta, onde os visitantes passaram o resto do dia. À tarde, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Arlindo Back exibiu um curta metragem produzido pelos alunos, sobre a temática do tradicionalismo. Após a exibição, a tarde recreativa seguiu animada, ao som de gaitas e música. No local foi disponibilizado um ponto de vendas com artesanatos e produtos coloniais produzidos pela comunidade de Forqueta, participante do projeto de turismo rural.

O roteiro turístico Caminhos da Forqueta foi lançado em julho de 2010, através do Projeto Verde é Vida – Afubra, numa parceria entre Emef Professor Arlindo Back e moradores da comunidade de Forqueta, com o apoio da Administração Municipal. Consiste em um roteiro rural onde, além de apreciar as belezas naturais do Distrito, o turista tem a opção de visitar as propriedades rurais, desfrutar do Camping do Irineu, conhecer o artesanato e as delícias culinárias produzidas na comunidade. Além disso, o turista terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da história de Forqueta, através do acervo de objetos históricos e das igrejas Católica São Vendelino e Evangélica de Confissão Luterana, mais conhecida como Igreja de Pedra.

A previsão é de que o roteiro seja oficialmente lançado até o final de 2013, após os moradores envolvidos no projeto concluírem os cursos de qualificação em andamento. Durante o ano a comunidade de Forqueta participou de cursos ministrados pelo Senar e Sebrae, além de visitar cidades que já possuem roteiros turísticos rurais em funcionamento. Ao todo 18 empreendedores de Forqueta estão envolvidos, sendo previstos 12 pontos de visitação para a rota turística, incluindo propriedades rurais, escola, igrejas e camping. Entre os produtos os visitantes terão opções como licores, conservas, adubo, artesanato, verduras, hortifrutigranjeiros, citrus, café colonial, pães, bolos e bolachas. “Foi muito importante sentir e viver na prática a experiência do que viemos estudando na teoria até então. Foi um estímulo para continuarmos e percebermos que vai dar certo”, comemora a Diretora da Escola e integrante da Comissão Caminhos da Forqueta, Traudi Kremer, relacionando-se à visita do grupo de Marques de Souza.

Por daiane