Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 20 de Agosto de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Encontro Regional reuniu cerca de 460 idosos

, 3 de dezembro de 2012 às 14h00

Cerca de 460 idosos de 25 grupos dos Vales do Taquari, Sino e Caí, participaram do 1º Encontro Regional de Dança Sênior, realizado na última quinta-feira, dia 29 no município, no salão comunitário de Rui Barbosa. O evento fez parte da programação especial de 78 anos de aniversário do município.

Os grupos visitantes foram recepcionados pela coordenadora do departamento dos idosos da Prefeitura Municipal, Ilse Thomas Queiroz, grupo anfitrião Tempo de Ações e instrutora Noeli Brawers. Após o café da manhã coletivo e as boas vindas do prefeito em exercício, Klaus Werner Schnack, os idosos participaram de uma breve celebração religiosa, para posterior início das apresentações dos grupos. O evento durou o dia inteiro, com pausa para o almoço e seqüência de apresentações na parte da tarde.

O encontro contou com a presença da coordenadora regional da dança sênior, Lílian Muller Comerlato, que há 30 anos iniciou as atividades da dança sênior no Estado, com idosos de São Leopoldo. Lílian elogiou o município pelo engajamento com o idoso: “É indispensável o apoio do poder público para a realização de projetos como esse, visando o bem estar da terceira idade”.

O projeto de dança sênior iniciou em 2011 no município, sob orientação de Noeli, que qualificou-se na Casa Matriz da Escola Sinodal de São Leopoldo. A Dança Sênior constitui-se de um conjunto sistematizado de coreografias baseado em danças folclóricas de diversos povos, especialmente adaptadas às possibilidades e necessidades da pessoa idosa. É uma atividade grupal, de baixo impacto, curta duração e não utilização de esforços intensos. A prática foi criada em 1971 na Alemanha.

Por daiane