Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Desconto de 23% no IPVA termina em janeiro

, 21 de dezembro de 2012 às 14h15

Arroio do Meio – O prazo concedido pelo Estado para que os bons motoristas paguem o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de até 23,05% preocupa os gerentes da agências. O limite para conseguir o máximo do benefício é 2 de janeiro, data em que os bancários retornam às atividades após o feriadão de fim de ano.

Para conseguir a redução máxima no imposto, o motorista não pode ter levado multa entre novembro de 2010 e outubro de 2012. Outros descontos para quem quiser pagar antecipado são de 18,2% (sem infrações entre novembro de 2011 e outubro de 2012) e de 8,5% para quem, mesmo com multas, quitar até o início de janeiro.

Gerentes de agências bancárias orientam os donos de veículos pagarem o IPVA ainda em dezembro. “Retomaremos os trabalhos que ficaram pendentes durante o feriadão e, neste período, o número de pessoas que buscam atendimento sempre aumenta”, informa Nelson Luis Spessatto, gerente adjunto do Banrisul.

Há dez anos que o prazo com grandes descontos é 2 de janeiro. Os bancos esperam que a data seja postergada, para facilitar o atendimento aos clientes. Uma das possibilidades é para 4 de janeiro. Mas, a decisão é da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

O pagamento pode ser feito pela internet ou em postos conveniados. Spessatto lembra que o Banrisul tem nove pontos de atendimento espalhados pelo município. Banrisul, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Sicredi são os bancos aptos a receberem o pagamento.

Cobrança

O pagamento do IPVA para o próximo ano começou no dia 13. Para 2013, o valor está 12,8% mais barato em relação ao deste ano. Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) avaliou o valor médio de mercado e constatou a desvalorização dos veículos – em especial os usados.

O governo estadual aposta em uma arrecadação de R$ 1,85 bilhão. Deste valor, metade é repartida entre os 497 municípios. Ao todo, são 3,49 milhões de veículos emplacados em território gaúcho que precisam quitar o imposto até julho de 2013 (veja os prazos na tabela). Destes, 201.708 estão no Vale do Taquari.

Quem fizer o pagamento integral antecipado terá desconto de 8,5% no IPVA. O prazo expira em 2 de janeiro. A partir desta data, a quitação pode ser feita até março, com descontos no parcelamento – 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. Pagam o imposto os donos de veículos fabricados a partir de 1993.

Por daiane