Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 27 de Setembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Obras

Assinado primeiro convênio de repasse para os anteprojetos

, 9 de dezembro de 2012 às 10h00

Arroio do Meio – Na última semana, foi assinado convênio entre a prefeitura de Arroio do Meio e a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) que prevê o repasse de recursos para a elaboração do projeto de duplicação da RST 453 e das ERS 129 e 130, no trecho entre Venâncio Aires e Muçum. Nos demais municípios, Cruzeiro do Sul, Encantado, Lajeado, Mato Leitão, Muçum e Venâncio Aires, convênios idênticos estão em fase final de tramitação e devem ser firmados em breve.

De acordo com a proposta, cada município custeará o valor limite de até R$ 12 mil pelo pagamento do Relatório Técnico de Vistoria Ambiental (RTVA) e Estudo de Viabilidade Tecno-econômica e Ambiental (EVTA). O trabalho está sendo intermediado pela CIC–VT, que providenciará tomada de preços pública para contratar os respectivos estudos com a empresa vencedora. Após assinados, a meta é de que os estudos prévios sejam entregues ao titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) do Rio Grande do Sul em 90 dias, a fim de dar início ao processo de elaboração do Projeto Executivo da duplicação.

Segundo o vice-prefeito de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack, o município conseguiu agilizar os trâmites graças às negociações do prefeito Sidnei Eckert e à aprovação do Legislativo. “Agradecemos também aos demais municípios lindeiros que compreenderam a urgência da obra”, frisa Schnack.

O presidente da CIC-VT, Oreno Ardêmio Heineck, caracteriza a compreensão e colaboração suprapartidária dos poderes Executivo e Legislativo como fundamentais para agilizar o processo. “É um gesto histórico, um modelo a ser seguido e o grande ponto de partida para efetivarmos esta obra tão necessária e imprescindível no futuro.”

As manifestações inter-regionais pela duplicação das RSC 453, ERS 130, e ERS 129 – trajeto Venâncio Aires/ Muçum – começaram em outubro de 2011. Ao todo, são 70,3 km de extensão.

Por daiane