Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 15 de Setembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

IV Seminário do Leite ocorre nesta quinta-feira

, 26 de novembro de 2012 às 14h15

Arroio do Meio – Na próxima semana, dia 29, ocorre a quarta edição do Seminário do Leite, com início marcado para às 9h. O evento este ano ocorre no CTG Querência do Arroio do Meio e terá como tema principal o uso de solos por produtores de gado leiteiro.

A abertura oficial será feita pelo prefeito Sidnei Eckert, acompanhado do secretário de Agricultura, Valmir Rauber e pelo gerente regional da Emater, Derli Paulo Bonine. Segundo a organização, são esperados cerca de 100 produtores de Arroio do Meio no evento.

Conforme o técnico em agropecuária da Emater do município, Roque Telöken, as inscrições são gratuitas, com direito ao almoço. “O objetivo é levar a informação ao nosso produtor.” Segundo ele, hoje existem cerca de 500 produtores de gado leiteiro no município, responsáveis pela produção mensal de aproximadamente dois milhões de litros.

Telöken afirma que existem 7,5 mil vacas em 500 propriedades, e que este número está diminuindo. “Infelizmente, graças a falta de sucessão familiar, o número de propriedades e produtores é cada vez menor.”

De acordo com a programação do evento, às 9h45 inicia palestra com o professor de Agronomia da UFGRS, Renato Levien. O assunto será a qualidade física do solo nas pequenas propriedades nas atividades leiteiras.

Após o intervalo do almoço, por volta de 13h30min, inicia a palestra de Henrique Pereira dos Santos. O engenheiro agrônomo é Mestre em Manejo de Plantas de Lavoura da Embrapa, de Passo Fundo. Ele falará sobre as alternativas de uso dos solos em pequenas propriedades rurais.

O seminário é uma realização da Administração de Arroio do Meio, através da secretaria de Agricultura e Emater/Ascar – RS e fazem parte das comemorações de aniversário dos 78 anos do município.

Por daiane