Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 27 de Setembro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Governo federal distribui 116 cartões

, 2 de novembro de 2012 às 8h29

Arroio do Meio – Iniciou nesta semana a distribuição do Cartão Emergencial Rural a 116 agricultores afetados pela seca da última temporada. O benefício será de R$ 400. O valor é oriundo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e poderá ser utilizado para a compra de insumos e alimentação humana e animal. A lista dos homologados e os cartões podem ser verificados na Emater/Ascar.

De acordo com a listagem do ministério, 162 agricultores, com renda anual de até R$ 18 mil e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida até 27 de março, estão aptos a receber o benefício. Porém, só 116 cartões foram destinados ao município. E por determinação do MDA, o Conar fez a seleção de acordo com critérios técnicos sociais, contemplando aqueles de menor renda e que tiveram perdas mais significativas. Apenas um cartão foi destinado para cada família. Ficaram fora os agricultores que possuem rendas maiores, aposentadorias, e também aqueles que não estão mais na atividade ou residem em outro município.

Os cartões podem ser retirados no escritório da Emater/Ascar durante o horário comercial, somente pelo titular do benefício, mediante a apresentação de documento de identificação. O município é um dos últimos a ser contemplado pela medida que foi lançada no fim de maio deste ano. O Banrisul será a instituição bancária que repassará os recursos aos habilitados. No Estado, cerca de 20 mil famílias foram beneficiadas.

“Chuvas ficarão dentro da normalidade”

Conforme o meteorologista da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Flávio Varone, não há risco de estiagem para esta temporada. “A chuva ficará dentro da normalidade, entretanto podem haver pontos isolados com alguma deficiência hídrica, mas nada tão amplo como na temporada passada”.

Por daiane