Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 28 de Maio de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Aventureiro ministra cursos de meditação e yoga

, 9 de novembro de 2012 às 10h33

Arroio do Meio – Radicado nas montanhas da Nova Zelândia, o geólogo arroio-meense Alan Bischoff volta à cidade natal no fim do mês para ministrar cursos de meditação e Yoga Nidra, após se especializar em cursos pela Oceania e países da Ásia, como Tailândia e Indonésia. Os cursos ocorrem de 17 a 23 de novembro , das 19h30min às 21h30min, no Centro Social de Arroio do Meio, na rua Martin Luther King. O valor é de R$ 100 por aluno.

Além das aulas, cada aluno recebe uma apostila descrevendo as técnicas e teorias estudadas, pôster com Yantra para meditação e musicas (mantras e ragas). “Favor trazer um pendrive para a cópia dos arquivos, assim evitamos produzir lixo com CD`s, que tem vida útil muito pequena.”

Segundo o professor, praticar meditação diminui as vibrações e oscilações mentais. “Ao atingir um estado de aquietação mental, o ser humano desenvolve discernimento sobre suas ações e passa a atuar com a consciência desperta, vivendo de maneira integrada com o universo ao qual faz parte.” Bischoff explica que, em termos práticos, diversos benefícios são adquiridos com a prática da meditação.

Entre os benefícios destaca a diminuição do stress; alívio de tensões acumuladas no dia a dia; revitalização dos órgãos; reconhecimento e estabilização dos padrões mentais; controle dos pensamentos; aquietação e harmonia mental; capacidade de vivenciar o momento presente; desenvolvimento da memória e raciocínio.

Conforme Bischoff, é essencial que os participantes não utilizem qualquer substância psicoativa ou que altere a personalidade. Também é recomendado que as pessoas não usem estimulantes como cafeína ou chimarrão algumas horas antes das práticas. “O uso de entorpecentes não será discutido durante o curso e este não é nosso foco, no entanto a utilização destas substâncias dificultam e atrapalham fortemente no desenvolvimento das técnicas que serão praticadas durante o curso”, observa ele.

Bischoff comenta que a técnica de yoga nidra – ou relaxamento consciente – é um poderoso instrumento para induzir relaxamento físico, mental e emocional. “Ao atingir um profundo relaxamento de maneira consciente e induzida, é possível receber intuições de níveis mais profundos da mente, o que permite ao praticante buscar resoluções eficazes e respostas para os seus problemas.” Ele ressalta que a prática não é apenas utilizada para relaxamento, mas sim como o caminho para reestruturar a personalidade de uma pessoa como um todo.

Quem é o professor

Alan Patrick Bischoff é brasileiro, nascido em Arroio do Meio em 1979. Geólogo e montanhista, Iniciou no estudo e prática de meditação e yoga em 2002 após um grave acidente, no qual quebrou um dos joelhos, ficando com os movimentos limitados durante um longo período. Desde então, paralelo ao estudo e trabalho como geólogo, vêm realizando diversos cursos de yoga, meditação, thai massagem e qi gong no Brasil, Tailândia, Indonésia e Nova Zelândia, onde reside desde 2010. Atualmente dedica-se exclusivamente ao estudo de terapias alternativas integrando massagem com o uso de ervas medicinais, e tok sen, uma arte tailandesa de massagem com madeira.

Por daiane