Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 01 de Outubro de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Alunos estudam história fora da sala de aula

, 20 de novembro de 2012 às 10h00

Arroio do Meio – Cerca de 200 alunos de 4º ano das escolas municipais conheceram a Casa do Museu no último mês. As visitas iniciaram em 6 de outubro e fazem parte do projeto intitulado A Escola vai ao Museu, que encerra nesta sexta-feira, dia 16. O projeto complementa o trabalho proposto pelo livro didático Conhecendo Arroio do Meio, lançado em setembro na Feira do Livro, com conteúdo específico sobre o município para alunos do Ensino Fundamental.

De acordo com a Coordenadora Técnica da Casa do Museu, a professora de História Carla Schroeder, o principal objetivo da exposição é oportunizar aos alunos o contato com o futuro Museu Municipal, contextualizando o passeio com Educação Patrimonial e história do município. Para isso, a equipe técnica montou uma réplica de uma sala de aula de 1930, quando a maioria dos alunos ainda usava a lousa e o dialeto alemão para estudar. “O cenário possibilitou a contextualização da história do município, estabelecendo pontes entre o passado e o presente de modo que os alunos pudessem identificar mudanças que ocorreram ao longo do tempo, passando pelas mudanças territoriais do município, seu desenvolvimento, formas diferentes de vida percebidas na alimentação, vestuário, organização das escolas e até nos nomes das ruas da cidade”, explica Carla.

Junto ao cenário com objetos da década de 30, os visitantes também têm acesso a exposição Dona Rita – uma escola muito comunitária. O trabalho expresso por meio de banners conta a história da escola de 90 anos e do surgimento das primeiras instituições de ensino do município. Além da Casa do Museu, a atividade também prevê uma visita à Prefeitura, Câmara de Vereadores e Gabinete do Executivo, onde os alunos são orientados sobre a real função e o trabalho exercidos pelo prefeito e vereadores.

A partir da próxima quarta-feira, dia 21, a Casa do Museu abre suas portas para uma nova exposição, evidenciando as artes plásticas. A comunidade é convidada a prestigiar gratuitamente este espaço cultural de terça a sexta-feira, das 14h às 16h30min. A Casa do Museu está localizada na rua Visconde do Rio Branco, 604.

Por daiane