Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 22 de Janeiro de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Eventos

Guararapes promove passeio ciclístico

, 26 de outubro de 2012 às 14h14

Diversas atividades marcaram o mês de outubro na Escola Estadual Guararapes. A extensa programação que se encerra dia 30 realiza mais uma ação neste sábado, com a realização de passeio ciclístico e caminhada. Ao total o Projeto Viva La Vida realizou cerca de 30 ações.

A saída do passeio ciclístico e caminhada está marcada para às 8h, em frente a escola, passando pelas ruas Visconde do Rio Branco, Dr. João Carlos Machado até o final, dobrando na Casa do Peixe e retornando ao educandário pela rua Visconde do Rio Branco. A caminhada terá o mesmo percurso, sendo acompanhada pelos profissionais de Educação Física do Guararapes. A ação é voltada para todos os alunos, pais e comunidade escolar.

Para que tudo dê certo no passeio ciclístico, os alunos tiveram nesta sexta-feira uma preparação especial. Durante os três turnos, houve palestras com membros da Organização Não-Governamental Bici Anjos, de Porto Alegre, que passaram aos estudantes diversas orientações sobre o uso da bicicleta e a importância de praticar exercícios físicos.

O grupo existe desde maio de 2011 e conta com 10 voluntários que doam parte do seu tempo, seu conhecimento e sua prática para ensinar outras pessoas a pedalar com segurança. A iniciativa existe em outras cidades brasileiras e o principal objetivo desses voluntários é de mostrar para as pessoas de que o trânsito não é tão assustador quanto parece, se o ciclista souber como se portar nas vias.

Entre as orientações repassadas pelos voluntários da ONG Bici Anjos está a escolha do caminho; direção da pedalada; posição na rua; equilíbrio; respeitar semáforos, sinalizações e carros estacionados; as diferenças de pedalar durante o dia e a noite e a importância sobre o uso correto dos equipamentos de segurança como capacete, luvas e calçado que se firme nos pés.

A programação do Projeto Viva La Vida tem como coordenadoras as professoras Silvana Hanke e Luciana Pedó. As atividades buscam desenvolver o aluno como um todo, de forma física, mental e social e foram voltadas aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio nos três turnos.

Entre as ações realizadas houve doação de sangue, pedágio consciente, pintura, palestras, trilhas, sessão de cinema, hidroginástica, entre outros. Para encerrar o projeto, no dia 29 será realizado um diálogo com o prof. Rafael Toillier e no dia 30 o Dia do Talento. Além das professoras Silvana e Luciana, o planejamento e realização do projeto teve total envolvimento dos alunos, sendo trabalhado assim, o espírito de liderança.

 

Por daiane