Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 08 de Dezembro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Ensino Politécnico recebe 13 computadores

, 21 de outubro de 2012 às 10h00

Arroio do Meio – Um trabalho envolvendo a Secretaria Estadual de Educação e o Banrisul possibilitou a doação de 13 computadores usados para alunos da Escola Estadual Guararapes. Os aparelhos serão destinados para cerca de 200 alunos do 1º ano do Ensino Médio, que cursam o ensino politécnico.

O diretor da escola, Nelson Paulo Backes, comenta a importância da inclusão digital no estudo. “É necessário cada vez mais inserir os alunos dentro das novas tecnologias.” Ele informa que o educandário já possui um laboratório de informática, que conta hoje com 32 computadores. Outros três aparelhos serão doados pelo governo ainda neste mês.

Para a responsável pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marisa Bastos, o reaproveitamento dos aparelhos oportuniza inclusão digital para os alunos. “Os computadores servem para incrementar ainda mais o aprendizado.” Conforme a coordenadora, as doações foram realizadas pelas agências bancárias de Arroio do Meio, Estrela e Lajeado.

Durante a entrega, o Banrisul foi representado pelo gerente Paulo Berti.

Turno integral começa segunda-feira

A partir desta segunda-feira a escola fará parte do grupo de educandário de abrangência da 3ª Região Escolar que estão inseridos no Programa Mais Educação do governo federal, que prevê o atendimento em turno integral.

No início serão contemplados 35 alunos do 4º ano até a 7ª série. Conforme a coordenadora do “Mais Educação” na escola, Luciana Pedó, a implantação do turno integral está sendo organizada desde o início do mês, com reuniões com os pais, organização do espaço, acolhimento das merendeiras e reunião com os monitores. No dia 22 inicia o trabalho com os alunos.

Conforme a coordenadora, a inserção do Guararapes deve ser festejada. “É um grande passo que irá despertar a capacidade do aluno, tornando-o autônomo em suas escolhas, um ser crítico, como também uma forma de ampliar a aprendizagem auxiliando-os em suas dificuldades, inseridos em um novo espaço de aprendizado.”

As crianças chegarão à escola às 8h30min, onde permanecem até às 17h20min. No local recebem café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde. No turno oposto às aulas, participam das oficinas de letramento, matemática e recreação. Ainda há procura por monitores para colocar em prática as oficinas de canto coral, banda percussão e projetos científicos. As oficinas serão oferecidas somente no turno da manhã.

Por daiane