Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 20 de Agosto de 2019

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Xumby lança domingo seu segundo livro

, 6 de setembro de 2012 às 10h38

O arroio-meense Wanderley Xumby Theves lança neste domingo, dia 09, o seu segundo trabalho literário, Bodas no Quarto 479 – A Borboleta de Cristal. O lançamento e sessão de autógrafos ocorrem a partir das 10h, no restaurante Moinho da Luz.

A obra é composta por uma coletânea de contos, crônicas, poesias, histórias vividas, enfim, uma dissertação dessa aventura chamada vida. Com uma leitura leve e textos simples e curtos de fácil assimilação, o humor se faz presente em diversas histórias. Após ter lançado em 2010 seu primeiro trabalho Poeta de Banheiro, de forma independente, este novo livro vem com editoração da Univates e impressão da Gráfica Palotti.

“São histórias das mais diversas onde narro, por exemplo, o porquê do título. A comemoração de nossos 25 anos de casado, as famosas Bodas de Prata, não foi com nenhuma festa grandiosa, mas sim, no quarto 479 do Hospital de Clínicas, de Porto Alegre, onde nosso filho Guilherme estava internado. É uma comovente história”, destaca Xumby.

No livro, Xumby também recupera um fato importante para o desenvolvimento da sua terra natal, que foi a chegada dos italianos que migraram de Coqueiro Baixo para Arroio do Meio em 1958. “São famílias que se estabeleceram e prosperaram, infiltrando-se nos mais diversos segmentos de nossa sociedade. Sua importância social, econômica e cultural e, por fim, de grande relevância política. Há um texto que aborda o significado, formação e origem dos sobrenomes italianos e alemães”.

Além destas, o arroio-meense descreve quando ele e seu filho Guilherme foram ao Gigantinho, em Porto Alegre, no show do Ozzy, em março de 2011, de como tinha que se virar juntamente com mais cinco ou seis cadeirantes, já que no local não havia lugar apropriado para eles. Um breve relato sobre como funcionam as questões da acessibilidade no Brasil.

Enfim, Bodas no Quarto 479 – A Borboleta de Cristal é um relato de vida, amores, humor, política e história. Paralelo ao evento de lançamento do livro, também será lançado um novo vídeo clipe, que estará disponível no youtube. Como compositor Xumby escreveu uma música chamada O País do Futuro. “Eu quis uma canção com crianças cantando rock, então ensaiamos com um grupo de meninas da Escola Municipal Bela Vista. A letra fala de como estão prometendo um país próspero a muitos anos e, acho que a nova geração é que irá conseguir isso, não a nossa que já está desgastada por vícios antigos”, conclui.

Por daiane