Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 05 de Agosto de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Semana do Trânsito enfoca a utilização da faixa de segurança

, 16 de setembro de 2012 às 18h40

Ao ter como enfoque o uso da faixa de segurança o município de Arroio do Meio realiza a partir de segunda-feira, a Semana do Trânsito. A parceria entre secretaria de Educação e Brigada Militar irá proporcionar uma série de atividades nas escolas municipais. Cada educandário é livre para escolher a atividade a ser trabalhada com os alunos.

Conforme a secretária de Educação Eluise Hammes, a conscientização para o uso da faixa de pedestres continua como campanha educativa, enfatizando a educação para o trânsito, o respeito à vida. Ela destaca ainda que são as escolas que definem com qual turma trabalhar.

Entre as atividades propostas pela secretaria de Educação estão os agendamentos de atividades virtuais de Educação para o Trânsito no Telecentro; atividades lúdico-pedagógicas na biblioteca pública e sessão de cinema com a temática Educação para o Trânsito, na sala de cinema Cineclube Real. Conforme a secretaria de Educação, as atividades serão agendadas como forma de garantir o atendimento do maior número possível de alunos.

Além destas, a equipe da Brigada Militar tem um encontro com os alunos do 4º ano para esclarecer suas dúvidas sobre o trânsito e a realização de blitzes educativas. Os encontros são ministrados pela capitã Karine Brum e pela soldado Roseli. A primeira conversa ocorreu no Colégio Bom Jesus São Miguel, na quarta-feira. O último encontro ocorre dia 25 de setembro, com os alunos da Emef Princesa Isabel.

Segundo a capitã, neste encontro são trabalhados diversos assuntos com os alunos como o uso do cinto de segurança, a partir de que idade pode andar de moto, entre outros. “As crianças desta idade são muito curiosas e querem saber como as coisas funcionam. No primeiro momento tiramos as dúvidas dos alunos sobre diversos assuntos e após é realizada uma volta na quadra da escola para que os alunos identifiquem as placas de sinalização. É importante que a criança se torne nossa aliada e ajude a cobrar dos seus pais, quando eles estiverem agindo errado no trânsito. É preciso ensinar desde cedo”, enfatiza.

Outra ação será desenvolvida no dia 29 de setembro, com a realização de blitz nos principais pontos do município e terá o apoio do CFC Arroiomeense.

Por daiane