Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 23 de Agosto de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Livros são atração a partir de domingo

, 2 de setembro de 2012 às 12h00

Neste domingo, dia 02 de setembro, às 14h, ocorre a abertura oficial da XXII Feira do Livro de Arroio do Meio. Como de costume o evento será realizado aos fundos da secretaria de Educação e Cultura, integrando a CulturArtchê. A programação se estende até às 11h15min, do dia 06 de setembro.

Além da abertura oficial, a tarde terá uma programação especial para toda a família que contará com uma caminhada cívica, às 15h, que contará com a participação dos alunos formandos do Proerd, Brigada Militar, banda da Amam e da Banda Marcial Dragões da Independência, do município de Rio Pardo. Às 16h ocorre a formatura do Proerd e às 17h, o público pode conferir o show da Banda Capitão Rodrigo.

Inspirados no pensamento libertário de Rodrigo Cambará, célebre personagem da saga O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, um grupo de amigos uniu seu misto de bravura, fanfarronice e generosidade com sonoridades pampeiras e guitarras distorcidas. Surgia assim a Banda Capitão Rodrigo e o seu Rock de Bolicho. Desde 2007 a banda composta por artistas plásticos, músicos e bonequeiros apresenta canções de poesia impactante aliadas a instrumentos inusitados como berimbau e gaita, num show de rock’n roll altamente teatral.

A programação da XXII Feira do Livro está diversificada e busca contemplar 3.200 estudantes e comunidade em geral com atividades como: Cinema Pipoquinha, Mostra Pedagógica da Educação Infantil, Palco Aberto de Talentos, I Meca – Mostra Estudantil de Curtas Arroio-meenses, entre outras.

Encanta Arroio do Meio

Encerra-se nesta sexta-feira, mais uma edição do Encanta Arroio do Meio. Desde o dia 14 de agosto empresas, grupos de trabalho e casas comerciais receberam a visita de corais estudantis que levaram o encantamento de suas vozes, ritmos e melodias para espaços públicos. Na tarde de terça-feira, a equipe do jornal O Alto Taquari recebeu o coral Mensageiros da Alegria, da Escola São Caetano.

Regido pelo professor Leopoldo Luiz Schwingel, o coral composto por 18 integrantes entoou as canções: Céu, Sol, Sul; Jeito de Mato; Tocando em Frente; O Vento; Querência Amada e Canto Alegretense. Os alunos estiveram acompanhados pela diretora Marlise Hergessel e a professora Cristina Warken. O coral Mensageiros da Alegria existe há quase 22 anos. A Banda São Caetano Show iniciou os trabalhos neste ano e é composta por dois violeiros, uma tecladista e um baterista. No ano de 2004 foi lançado o primeiro CD do coral.

Conhecendo Arroio do Meio

Será lançado na segunda-feira o livro Conhecendo Arroio do Meio destinado aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A obra foi elaborada pelas historiadoras Carla Schroeder e Mara Forneck e busca resgatar o que aconteceu no passado até chegar ao Arroio do Meio de hoje. O lançamento ocorre às 13h30min, na área coberta da secretaria de Educação.

Por daiane