Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 22 de Janeiro de 2019

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

Guararapes integra-se à educação integral

, 16 de setembro de 2012 às 15h00

A Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes faz parte do grupo de educandário de abrangência da 3ª Região Escolar que estão inseridos no programa Mais Educação do governo federal, que prevê o atendimento em turno integral. “O programa será implantado em breve na escola e, para tanto, chamaremos os pais dos alunos que participarão do Mais Educação para uma reunião onde será explicado o funcionamento do programa”, salientou o diretor Paulo Backes, dizendo que neste primeiro momento serão contemplados nesta ação 35 escolares do terceiro ano a sextas séries.

A professora coordenadora do Mais Educação na escola é Luciana Pedó que considera a inserção do Guararapes um grande passo que irá despertar a capacidade do aluno, tornando-o autônomo em suas escolhas, um ser crítico, como também uma forma de ampliar a aprendizagem auxiliando-os em suas dificuldades, enfim “estarão inseridos em um novo espaço de aprendizado”, salientou a docente.

As crianças chegarão à escola às 8h30min, permanecendo até às 17h20min, onde receberão o café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde. No turno inverso as aulas participarão de quatro oficinas: Letramento e Matemática, que trabalharão as deficiências de aprendizagem dos inscritos no programa, Cultura, Artes e Educação Patrimonial – percussão e Canto Coral; Investigação no Campo das Ciências da Natureza, laboratório, feiras e projetos científicos; Esporte e Lazer – brinquedoteca.

As assessoras do Mais Educação da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luciane Rohd e Lylian Cândido estiveram na terça-feira, 11, no Guararapes com o objetivo de verificar o planejamento da escola, viabilizando o lançamento do programa, que deverá ocorrer no princípio de outubro. Marisa Bastos, coordenadora da 3ª CRE, ao avaliar o programa afirma que “a permanência dos alunos na escola em tempo integral, recebendo alimentação balanceada e acompanhamento pedagógico orientado, integra o aluno na escola e resgata valores como o gosto pela educação. É uma estratégia importantíssima para melhorar os índices de aprendizagem”.

Por daiane