Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 03 de Agosto de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Ameaça de enchente assusta moradores

, 22 de setembro de 2012 às 11h00

A forte chuva que atinge a região desde a semana passada leva apreensão para moradores de áreas ribeirinhas. Os níveis dos rios Taquari e Forqueta subiram, assim como o volume de água dos principais arroios afluentes. Apesar do alerta da Defesa Civil Regional, não houve necessidade de remoção de famílias em Arroio do Meio, Marques de Souza, Forquetinha e Pouso Novo.

Moradores do bairro Navegantes, em Arroio do Meio, estavam apreensivos desde domingo. Até a noite de quarta-feira, choveu em média 200 milímetros no Vale do Taquari nesse período. “Já estamos acostumados, mas ficamos apreensivos por causa das crianças”, diz um pescador. Ele prefere não se identificar e faz um alerta à Administração Municipal. “Ninguém veio nos orientar sobre nada, sempre deixam para última hora.”

Mas, apesar da apreensão, nenhuma família precisou ser realojada no bairro Navegantes. Em Arroio do Meio, cinco ruas ficaram alagadas e o trânsito parcialmente bloqueado: Dom Pedro II, no Centro; Rua dos Wünsch, no Centro; João Pedro Schwartzer, bairro Aimoré; Antônio Fornari, Medianeira; e Estrada Geral de Forqueta Baixa.

Em Forquetinha, o arroio que ostenta o nome do município subiu cerca de três metros, e por alguns instantes chegou a bloquear o trânsito sobre a Ponte do Storck. Em Marques de Souza, os arroios Forqueta e Fão saíram do leito e atingiram lavouras. A estrada que liga a localidade de Bela Vista do Fão à BR 386 ficou parcialmente bloqueada. Houve registro de quedas de pedras na rodovia federal, e de árvores sobre a RSC 423, que liga a cidade a Progresso.

O nível do rio Taquari chegou a atingir 21,25 metros na noite de quarta-feira, conforme medição realizada no Porto de Estrela. Algumas famílias foram removidas de suas residências em Lajeado, e em Encantado uma casa desmoronou e foi levada pelo rio Taquari, quase na divisa com Roca Sales. Ninguém ficou ferido no incidente.

Para o fim de semana, a previsão é de frio e tempo seco. Há possibilidade de chuvas escassas na noite de sexta-feira. Mas o sol predomina no sábado e no domingo. A temperatura máxima a deve chegar a 24 graus e a mínima 8°C.

Por daiane

Na segunda-feira os moradores do bairro Navegantes, em Arroio do Meio, demonstravam preocupaçao com o rio Taquari. "Ninguém veio nos orientar de nada."