Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 16 de Julho de 2020

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Política

Sorteio define ordem de apresentação

, 19 de agosto de 2012 às 19h00

Em sorteio realizado na tarde de sexta-feira, dia 10, no Fórum de Arroio do Meio foi definida a ordem dos programas de rádio da propaganda eleitoral gratuita. Arroio do Meio, Capitão, Pouso Novo e Nova Bréscia são os municípios que contam com emissoras de rádio que podem ser usadas para a propaganda eleitoral. Assim como em eleições anteriores, serão dois horários, de segunda a sábado: das 7h às 7h30min e das 12h às 12h30min. Além desta propaganda, ainda há as inserções, apenas para as majoritárias, que ocorrem no decorrer do dia, inclusive aos domingos.

A propaganda no rádio inicia na próxima terça-feira, dia 21, e se estende até 4 de outubro. Nas segundas, quartas e sextas-feiras são veiculadas as propagandas das majoritárias e nas terças e quintas-feiras e no sábado a propaganda das proporcionais. A ordem não pode ser invertida pelos partidos ou coligações.

O juiz eleitoral da Comarca, João Regert, salientou que o conteúdo da programação é de inteira responsabilidade dos partidos e não das emissoras de rádio. As emissoras só podem cortar o tempo excedente, quando for o caso. Também observou que quando o programa for das majoritárias não pode ser pedido o voto para os vereadores e vice-versa. É permitido que os candidatos da majoritária participem do programa da proporcional. No entanto, não pode pedir voto para a majoritária, somente para os vereadores. A mesma regra vale para a participação de candidatos a vereador no programa das majoritárias.

Horários – Os representantes dos partidos e das emissoras de rádio convencionaram um horário de entrega do material por parte dos partidos. Os CDs com a gravação devem ser entregues nas rádios até às 17h do dia anterior à veiculação. No caso da propaganda de segunda-feira, o CD deve ser entregue até às 11h de sábado.

O primeiro dia de propaganda será para as proporcionais. Em Arroio do Meio, o PV, que terá quatro minutos e seis segundos, vai estrear, seguido pela coligação Arroio do Meio para Todos (PMDB/PT/ DEM e PTB) com 17 minutos e 59 segundos e a coligação Mais por Você (PP/PDT) com sete minutos e 53 segundos. Na majoritária a ordem do primeiro dia ficou a seguinte: primeiro a coligação Mais por Você, seguida pelo PV e por último a coligação Arroio do Meio para Todos. Nos dias seguintes, tanto na majoritária quanto na proporcional, a ordem é invertida, num sistema de rodízio.

Em Capitão, em função dos horários de funcionamento da rádio, só haverá as inserções para a majoritária.

Em Nova Bréscia tanto na proporcional quanto na majoritária a coligação Juntos Faremos Mais (PP/PT) é a que inicia. A coligação Unidos por Nova Bréscia, Unidos por Você (PMDB/PSDB e PDT) é a segunda.

Em Pouso Novo a coligação União e Desenvolvimento (PT/ PTB) inicia os programas tanto na proporcional quanto na majoritária, seguida pela coligação Mais Pouso Novo (PDT/PSB e PC do B).

Os partidos ou coligações não são obrigados a fazer uso do horário gratuito. Podem, de comum acordo entre os oponentes, abrir mão. A instrução é para que as emissoras, neste caso, comuniquem a Justiça Eleitoral para que possam ser autorizadas a continuar com a programação habitual.

Por daiane