Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio, 02 de Abril de 2020

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Saúde

Lesões nos esportes

, 10 de agosto de 2012 às 11h33

Em época de Olimpíadas, é comum vermos atletas sofrendo algum tipo de lesão. Na opinião do fisioterapeuta Felipe Marder, da Clínica Kerbes, qualquer atleta está sujeito a uma lesão seja ele profissional ou amador.

As lesões podem ser de causas intrínsecas – ligadas ao esporte em si, como corridas, mudanças rápidas de direção, saltos, etc; ou de causas extrínsecas – quando são avaliadas as quantidades de treinos, condições físicas, tipo de tênis, motivação, etc.

Conforme Felipe, “Na coxa são frequentes os rompimentos e as distensões musculares que ocorrem normalmente em situações de grande esforço muscular explosivo em curtos períodos de tempo, são mais comuns principalmente na parte interna da coxa e da panturrilha. Nos joelhos podem ocorrer lesões meniscais, no ligamento cruzado anterior, ruptura de ligamentos e entorses mediais. Já nos tornozelos o entorse é a mais frequente causando dor na articulação, edema e a diminuição da amplitude de movimento.”

Por fim, as lesões nas extremidades superiores acometem mais nos esportes como o vôlei, basquete, musculação e lutas onde são afetados as mãos e punhos, lesão nos ombros, cotovelos.

Para uma boa e rápida recuperação do atleta, Felipe destaca ser imprescindível um atendimento imediato bem feito, com encaminhamento para o médico e após o diagnóstico iniciar a fisioterapia.

Por daiane